fbpx
Procurar por:
Como otimizar o tempo de entrega de veículos?

A otimização do tempo de entrega de veículos deve ser uma das preocupações da concessionária que deseja obter sucesso em suas vendas e, consequentemente, destaque entre os concorrentes. 

Para isso, é possível contar com soluções que colaboram na redução da burocracia envolvida nas transações e na comercialização de veículos. 

Então, para entender mais sobre o assunto e compreender como otimizar esse elemento, continue a leitura. Aqui reunimos os principais impactos causados pelo tempo de entrega, bem como dicas de como reduzi-lo. 

Boa leitura!

Quais são os efeitos causados pela alteração no tempo de entrega de veículos?

O tempo de entrega de veículos é um dos fatores mais valorizados durante a compra. Em muitos casos, isso poderá se tornar uma objeção ou, até mesmo, um decisor contra a aquisição daquele automóvel. 

Sabemos que no setor automotivo, esse prazo sofre influência de elementos como tempo de fabricação, montagem, período para chegada ao estoque, tempo de viagem, rotas e gestão de risco, por exemplo.

Por consequência, a concessionária deixará de criar mais oportunidades de vendas ao atrapalhar a experiência do cliente, deixando-o insatisfeito. Essa frustração está diretamente relacionada à realização do sonho de possuir um carro próprio.

Cabe ressaltar aqui dados mais recentes de uma pesquisa realizada pela J.D. Power. Segundo o portal UOL, para garantir a satisfação do cliente, o processo de entrega do veículo tem o maior peso, chegando a 24%. A lista segue com:

  • Negociação (21%); 
  • Test drive (21%); 
  • Instalações da loja (18%);
  • Ação do vendedor (17%). 

Portanto, a demora no tempo de entrega do veículo é a grande responsável pela insatisfação dos clientes nas concessionárias. Mas, além disso, ela pode causar grandes prejuízos ao estabelecimento. 

Segundo o portal Consultor Jurídico, em 2021, uma concessionária e montadora foram condenadas a indenizar um comprador. A 36ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo entendeu que, nesse caso, ocorreu danos morais a um consumidor que esperou mais de seis meses para receber um carro comprado à vista. 

E o veículo foi entregue sem os acessórios de série solicitados no momento da compra. Então, o valor da reparação foi fixado em R$ 5 mil.

Esse é só um caso que exemplifica bem os problemas que podem ser gerados para a concessionária. Ou seja, a falta de cuidado com esse fator pode causar insatisfação, péssima avaliação online, impactos negativos na reputação do estabelecimento e aumento de custos.

Já pensou como o sistema RENAVE pode otimizar o tempo de entrega de veículos?

Já pensou como o sistema RENAVE pode otimizar o tempo de entrega de veículos?

São grandes e importantes os impactos causados pela falta de cuidado e valor ao tempo de entrega de veículos, como vimos. No entanto, é possível destacar uma solução para esse problema: o sistema RENAVE

O Registro Nacional de Veículos em Estoque (RENAVE) é uma ferramenta coordenada pelo Ministério da Infraestrutura/Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) com o Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO).

Ele foi desenvolvido com o intuito de gerar uma base nacional que viabilizasse a comunicação entre os órgãos competentes. Com o RENAVE, o registro, controle e acompanhamento das transações comerciais dos veículos se tornou bem mais simplificado.

Isto é, o processo foi digitalizado, reduzindo custos e incentivando a otimização e agilidade na venda e compra. Com o RENAVE, a escrituração dos livros de registro de movimentação passou a ser eletrônica, bem como a entrada e saída de veículos. Tudo conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). 

Assim, todo o processo se torna menos burocratizado e moroso. As etapas referentes à transferência veicular ocorrem de maneira rápida ao comunicar, aos órgãos, de tal ação. 

Vale relembrar que a adesão a esse sistema é obrigatória para a venda de veículos Zero KM em todo o território nacional. Contudo, ele também pode ser usado nos processos de compra e venda de seminovos para facilitar ainda mais o processo. 

Em resumo, com o RENAVE ocorre a otimização do tempo de entrega de veículos ao diminuir o processo burocrático entre as transações veiculares. Com isso, esse período será drasticamente reduzido. O que, consequentemente, garante a satisfação do cliente e evita prejuízos financeiros futuros.

Conte com a expertise Renave Fácil!

A Renave Fácil é uma plataforma idealizada para facilitar ainda mais o processo de transferência veicular!

Participamos do próprio projeto-piloto do RENAVE com o intuito de desenvolver uma plataforma de integração. Nossa ferramenta é a interface de comunicação dos estabelecimentos com o Renave-WS (Serpro) e, consequentemente, com o SENATRAN e o DETRAN.

Além disso, a plataforma foi desenvolvida e é aprimorada constantemente para otimizar o tempo entre as transações veiculares. O nosso objetivo é garantir, cada vez mais, a eliminação de burocracias e morosidade.

Toda a documentação necessária para a transferência de propriedade é feita e emitida no ato da compra, diretamente no computador do escritório! De maneira digitalizada, automatizada e ágil.

Nossa autoridade e expertise gera ainda mais economia e eficiência a sua concessionária. Afinal, será desnecessário trabalhar com procurações e reconhecimento de firma. Inclusive, em alguns estados, há redução no valor das taxas de transferência do Detran.

Contribuímos com a formalização do mercado de compra e venda de veículos com maior segurança. E ainda colaboramos com o gerenciamento do seu negócio ao facilitar que seu tempo seja despendido para atividades que exigem maior atenção. 

Com a Renave Fácil, em uma transferência entre estabelecimentos, o automóvel passa a estar apto e os novos documentos ficam disponíveis em até 30 minutos. O que significa redução de papeladas, processos antigos de autenticação e esperas longas.

Tudo isso com o apoio de uma equipe especializada capaz de te ajudar com o credenciamento no SERPRO, além de todas as operações necessárias para que a concessionária consiga inserir, transferir e vender o veículo pelo estoque RENAVE.

Para acrescentar, facilitamos o dia a dia de seu trabalho. Ou seja, você não precisa sair do seu escritório para adquirir uma solução confiável e simples de usar, basta contar com a Renave Fácil!

Conheça mais da Renave Fácil!

Como vimos ao longo do texto, o tempo de entrega de veículos é um dos principais elementos que influenciam na satisfação do cliente. Por isso, é papel da concessionária garantir que esse período seja reduzido, gerando a melhor experiência possível. 

Para isso, é possível contar com a Renave Fácil! Ajudamos com a simplificação da integração com o RENAVE e, assim, promovemos transações mais seguras, ágeis e menos burocráticas. 

Para conhecer mais da nossa plataforma, clique aqui e tenha acesso às nossas funcionalidades e principais diferenciais que reunimos em um conteúdo de blog.

Concessionária enxuta: conheça mais sobre essa tendência!

O setor automotivo se depara com mais uma tendência: concessionária enxuta. Essa é uma solução para o estabelecimento que já compreendeu a importância da experiência do cliente para o sucesso dos resultados. 

Ficou curioso? Então continue a leitura para conferir o assunto e compreender mais de seus impactos e principais detalhes. 

Boa leitura!

Você sabe dizer o que é uma concessionária enxuta?

O termo concessionária enxuta tem gerado debates no setor. Essa é uma tendência que chega como resposta às mudanças que transformaram o mercado automobilístico e demais setores.

Sabemos que a pandemia da COVID-19 foi um grande e importante marco para a sociedade. A privação de contato físico, fez com que a maioria dos relacionamentos se desenvolvessem mais no ambiente digital. 

Segundo o portal Terra, vimos grandes mudanças no mercado automobilístico durante esse período. Como, por exemplo, consultores realizando atendimento em tempo real e test drive em casa.

No entanto, para além de soluções rápidas durante a pandemia, a digitalização dos processos se tornou grande provedora de oportunidades para a concessionária. Agora, o intuito é promover canais de vendas automatizados, gerando atendimentos rápidos e integrados. Para, assim, conquistar o cliente pós-pandemia.

E é nesse contexto em que surge a concessionária enxuta. Juntamente com a baixa nas vendas do setor, foi preciso se reinventar e reduzir o porte dos estabelecimentos para focar mais no atendimento.

Cabe destacar que, segundo a Fenabrave, maio deste ano foi o pior mês desde 2016! As vendas diárias de automóveis e comerciais leves zero KM obtiveram uma queda de 10,3%, sobre abril, mesmo com 4 dias úteis a mais.

Então, diante desse cenário, hoje as concessionárias estão priorizando espaços confortáveis que estimulem a convivência com tecnologia para desenvolver o conhecimento dos veículos.

O estoque de veículos, nesse contexto, precisará ser feito com a ajuda de empresas de logística e armazenagem. Essa solução pode parecer estranha em um primeiro momento, mas traz vantagens importantes. 

Isto é, ao selecionar o parceiro ideal para isso, a concessionária poderá manter o estoque próximo e com maior segurança e economia. Além disso, será possível promover maior sustentabilidade, já que haverá menos trânsito de cegonhas entre cidades.

Quais são os impactos de uma operação enxuta no setor?

Quais são os impactos de uma operação enxuta no setor?

É possível abordar um pouco mais dos impactos de uma operação enxuta e digitalizada de ponta a ponta. Atualmente, não faz sentido permanecer com concessionárias enormes. Esse modelo gera carros estocados, custos altos, baixo giro e, consequentemente, grandes gastos ao negócio. 

Despesas com energia, equipe e locação passam a ser reduzidas graças a modernização desses estabelecimentos. Afinal, toda a operação será diminuída e automatizada.

Contudo, para além da economia, é preciso dizer que uma concessionária enxuta foca muito mais na experiência do cliente do que os modelos convencionais. Isto é, esse estabelecimento entende a importância de atingir as exigências do consumidor pós-pandemia assim como a experiência de compra.

Até porque, aqui, o espaço da concessionária é realmente aproveitado para o que importa: gerar a melhor experiência para os clientes. 

Lembre-se que, para muitas pessoas, adquirir o carro próprio é um grande sonho. Logo, disponibilizar diferentes canais e formas de realizar esse processo, torna a aquisição um procedimento menos moroso, burocrático, cansativo e frustrante. 

Além disso, o novo consumidor deseja ser atendido de diversas formas. Tudo vai depender do momento em que ele se encontra e da fase da jornada de compra em que está. 

Ao gerar a melhor experiência possível ao cliente, a concessionária enxuta é capaz de promover maior produtividade, eficiência e destaque mercadológico. Isto é, com o cliente fidelizado e satisfeito, as vendas tendem a aumentar graças às indicações e avaliações positivas do serviço.

Logo, o estabelecimento garante ainda mais lucro graças a redução das despesas e aumento das oportunidades de vendas. 

Mas, é preciso digitalizar para além do contato com o cliente! O ideal é que a concessionária tenha todas as suas operações automatizadas, de ponta a ponta. Ou seja, os procedimentos operacionais devem ser modernizados e integrados a toda a gestão. Por exemplo, no controle administrativo e financeiro.

Entenda o papel da tecnologia nesse cenário

Como vimos ao longo do texto, a concessionária enxuta é um conceito que tem sido cada vez mais discutido no setor graças a tecnologia. Afinal, ela possibilitou a compreensão referente ao poder do ambiente digital no oferecimento de novas oportunidades. 

Portanto, não há como ter uma operação enxuta sem promover a digitalização do estabelecimento. É através da automação que será possível garantir o melhor atendimento e experiências de compra únicas. 

Vale lembrar que a digitalização é o conceito referente ao uso de tecnologias, canais e plataformas digitais para solucionar problemas e gargalos. Logo, podemos afirmar que a concessionária enxuta é um produto da digitalização. 

Mas, ambos são resultados da Transformação Digital (TD) simultânea de todos os setores. Ou seja, a mudança cultural e empresarial que realmente entende o potencial da tecnologia na garantia de produtividade, alta performance, agilidade e eficiência.

Portanto, para aplicar o conceito de concessionária enxuta é fundamental realizar mudanças gradativas do modelo de negócio. Nesse caso, deve-se começar a alterar a cultura do estabelecimento para que todos os colaboradores consigam pensar de maneira digital e, assim, operacionalizar as ferramentas.

Somente em seguida é que será preciso investir em plataformas digitais e instrumentos tecnológicos que colaborem com esse processo. O importante é ir se adequando e transformando aos poucos essa nova realidade.

Por exemplo, pode-se apostar em um sistema RENAVE para facilitar ainda mais a comercialização de veículos. Assim você garantirá maior segurança e menos complicação.

Ou seja, a transferência veicular pode ser terceirizada com a ajuda de empresas especializadas nesse processo. Esse apoio colabora com a desburocratização assim como com a eficiência das atividades na sua concessionária. 

Por fim, é fundamental o acompanhamento dos resultados, assim como o constante treinamento e capacitação dos colaboradores para garantir a perfeita eficiência.

E agora?

A concessionária enxuta é uma tendência que veio para ficar. O setor automotivo vem sofrendo muitas mudanças no pós-pandemia e essa é uma solução para facilitar essas transformações. 

Afinal, com a digitalização de ponta a ponta das operações, é possível reduzir o porte do estabelecimento para focar apenas na experiência de compra do cliente. O que também gera maior economia, saúde financeira, eficiência, destaque mercadológico e sustentabilidade.

Então, para entender mais sobre a digitalização, clique aqui e tenha acesso ao nosso conteúdo completo sobre o assunto.