Concessionária enxuta: conheça mais sobre essa tendência!

O setor automotivo se depara com mais uma tendência: concessionária enxuta. Essa é uma solução para o estabelecimento que já compreendeu a importância da experiência do cliente para o sucesso dos resultados. 

Ficou curioso? Então continue a leitura para conferir o assunto e compreender mais de seus impactos e principais detalhes. 

Boa leitura!

Você sabe dizer o que é uma concessionária enxuta?

O termo concessionária enxuta tem gerado debates no setor. Essa é uma tendência que chega como resposta às mudanças que transformaram o mercado automobilístico e demais setores.

Sabemos que a pandemia da COVID-19 foi um grande e importante marco para a sociedade. A privação de contato físico, fez com que a maioria dos relacionamentos se desenvolvessem mais no ambiente digital. 

Segundo o portal Terra, vimos grandes mudanças no mercado automobilístico durante esse período. Como, por exemplo, consultores realizando atendimento em tempo real e test drive em casa.

No entanto, para além de soluções rápidas durante a pandemia, a digitalização dos processos se tornou grande provedora de oportunidades para a concessionária. Agora, o intuito é promover canais de vendas automatizados, gerando atendimentos rápidos e integrados. Para, assim, conquistar o cliente pós-pandemia.

E é nesse contexto em que surge a concessionária enxuta. Juntamente com a baixa nas vendas do setor, foi preciso se reinventar e reduzir o porte dos estabelecimentos para focar mais no atendimento.

Cabe destacar que, segundo a Fenabrave, maio deste ano foi o pior mês desde 2016! As vendas diárias de automóveis e comerciais leves zero KM obtiveram uma queda de 10,3%, sobre abril, mesmo com 4 dias úteis a mais.

Então, diante desse cenário, hoje as concessionárias estão priorizando espaços confortáveis que estimulem a convivência com tecnologia para desenvolver o conhecimento dos veículos.

O estoque de veículos, nesse contexto, precisará ser feito com a ajuda de empresas de logística e armazenagem. Essa solução pode parecer estranha em um primeiro momento, mas traz vantagens importantes. 

Isto é, ao selecionar o parceiro ideal para isso, a concessionária poderá manter o estoque próximo e com maior segurança e economia. Além disso, será possível promover maior sustentabilidade, já que haverá menos trânsito de cegonhas entre cidades.

Quais são os impactos de uma operação enxuta no setor?

É possível abordar um pouco mais dos impactos de uma operação enxuta e digitalizada de ponta a ponta. Atualmente, não faz sentido permanecer com concessionárias enormes. Esse modelo gera carros estocados, custos altos, baixo giro e, consequentemente, grandes gastos ao negócio. 

Despesas com energia, equipe e locação passam a ser reduzidas graças a modernização desses estabelecimentos. Afinal, toda a operação será diminuída e automatizada.

Contudo, para além da economia, é preciso dizer que uma concessionária enxuta foca muito mais na experiência do cliente do que os modelos convencionais. Isto é, esse estabelecimento entende a importância de atingir as exigências do consumidor pós-pandemia assim como a experiência de compra.

Até porque, aqui, o espaço da concessionária é realmente aproveitado para o que importa: gerar a melhor experiência para os clientes. 

Lembre-se que, para muitas pessoas, adquirir o carro próprio é um grande sonho. Logo, disponibilizar diferentes canais e formas de realizar esse processo, torna a aquisição um procedimento menos moroso, burocrático, cansativo e frustrante. 

Além disso, o novo consumidor deseja ser atendido de diversas formas. Tudo vai depender do momento em que ele se encontra e da fase da jornada de compra em que está. 

Ao gerar a melhor experiência possível ao cliente, a concessionária enxuta é capaz de promover maior produtividade, eficiência e destaque mercadológico. Isto é, com o cliente fidelizado e satisfeito, as vendas tendem a aumentar graças às indicações e avaliações positivas do serviço.

Logo, o estabelecimento garante ainda mais lucro graças a redução das despesas e aumento das oportunidades de vendas. 

Mas, é preciso digitalizar para além do contato com o cliente! O ideal é que a concessionária tenha todas as suas operações automatizadas, de ponta a ponta. Ou seja, os procedimentos operacionais devem ser modernizados e integrados a toda a gestão. Por exemplo, no controle administrativo e financeiro.

Entenda o papel da tecnologia nesse cenário

Como vimos ao longo do texto, a concessionária enxuta é um conceito que tem sido cada vez mais discutido no setor graças a tecnologia. Afinal, ela possibilitou a compreensão referente ao poder do ambiente digital no oferecimento de novas oportunidades. 

Portanto, não há como ter uma operação enxuta sem promover a digitalização do estabelecimento. É através da automação que será possível garantir o melhor atendimento e experiências de compra únicas. 

Vale lembrar que a digitalização é o conceito referente ao uso de tecnologias, canais e plataformas digitais para solucionar problemas e gargalos. Logo, podemos afirmar que a concessionária enxuta é um produto da digitalização. 

Mas, ambos são resultados da Transformação Digital (TD) simultânea de todos os setores. Ou seja, a mudança cultural e empresarial que realmente entende o potencial da tecnologia na garantia de produtividade, alta performance, agilidade e eficiência.

Portanto, para aplicar o conceito de concessionária enxuta é fundamental realizar mudanças gradativas do modelo de negócio. Nesse caso, deve-se começar a alterar a cultura do estabelecimento para que todos os colaboradores consigam pensar de maneira digital e, assim, operacionalizar as ferramentas.

Somente em seguida é que será preciso investir em plataformas digitais e instrumentos tecnológicos que colaborem com esse processo. O importante é ir se adequando e transformando aos poucos essa nova realidade.

Por exemplo, pode-se apostar em um sistema RENAVE para facilitar ainda mais a comercialização de veículos. Assim você garantirá maior segurança e menos complicação.

Ou seja, a transferência veicular pode ser terceirizada com a ajuda de empresas especializadas nesse processo. Esse apoio colabora com a desburocratização assim como com a eficiência das atividades na sua concessionária. 

Por fim, é fundamental o acompanhamento dos resultados, assim como o constante treinamento e capacitação dos colaboradores para garantir a perfeita eficiência.

E agora?

A concessionária enxuta é uma tendência que veio para ficar. O setor automotivo vem sofrendo muitas mudanças no pós-pandemia e essa é uma solução para facilitar essas transformações. 

Afinal, com a digitalização de ponta a ponta das operações, é possível reduzir o porte do estabelecimento para focar apenas na experiência de compra do cliente. O que também gera maior economia, saúde financeira, eficiência, destaque mercadológico e sustentabilidade.

Então, para entender mais sobre a digitalização, clique aqui e tenha acesso ao nosso conteúdo completo sobre o assunto.