Saiba como otimizar a transferência veicular na concessionária!

O processo para a transferência veicular pode ser burocrático e até mesmo longo, se você não aproveitar a tecnologia ao seu favor. Para realizar a formalização e simplificação da compra e venda de veículos é possível integrar o seu negócio ao Renave. 

Ficou curioso? Acompanhe o texto abaixo. Nele reunimos tudo que você precisa saber sobre o registro!

A importância do Renave na otimização da transferência veicular

O Registro Nacional de Veículos em Estoque (Renave) é o sistema que realiza a transferência veicular. Essa é uma plataforma digital idealizada para simplificar e facilitar essa ação. 

Esse sistema é o resultado de uma parceria entre a Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto), com a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) e a Federação Nacional Distribuição Veículos Automotores (Fenabrave).

No entanto, a iniciativa para o desenvolvimento é do Ministério da Infraestrutura/Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).

Segundo o Serpro, esse é um sistema que visa modernizar a compra, venda e gestão de estoque de veículos automotores no país. Consequentemente, facilitará a transferência da propriedade dos automóveis graças a ferramenta que permite o registro rápido e com custo reduzido.

O Renave foi idealizado em 2015, mas só passou a funcionar após alguns testes em 2019, no estado de Santa Catarina. Esse sistema permite a otimização da burocracia da transferência veicular. 

Ao adotar a integração do Renave na concessionária, o veículo já estará pronto para estoque após o registro, facilitando a compra e a venda dele. 

Como funciona?

Assim que o proprietário vender o veículo para a concessionária, ele terá que assinar o Certificado de Registro do Veículo (CRV). Em seguida, o estabelecimento deve emitir a nota fiscal eletrônica da entrada do veículo em questão.

De maneira automática, o veículo estará no CNPJ da loja, registrado no estoque. Isso dará uma garantia maior para o antigo dono, que não precisará se preocupar com multas após a venda, por exemplo. Além disso, o sistema permite uma comercialização do veículo com mais rapidez.

Permanece a obrigatoriedade de transferir a propriedade do veículo para o estabelecimento, bem como a realização de auditoria do processo junto ao Detran ou despachante credenciado na entrada para garantir autenticidade e evitar fraudes. No entanto, o que muda é a redução de custos e a desburocratização, pois com o RENAVE é dispensado reconhecimento de assinaturas do estabelecimento na entrada e na saída, procuração pública, intenção de venda e comunicado de venda.

Para os seminovos esse sistema garante que a concessionária se torne o responsável pelo automóvel após a entrega do mesmo, realizada pelo cliente. Destaca-se que há uma alta nas taxas relacionadas a compras de carros usados. Inclusive, essa é uma das principais tendências para os próximos anos. 

De acordo com A Gazeta, com base na pesquisa da Agência Autoinforme, os carros seminovos chegam a valorizar até 17% depois de um ano de uso. E ainda, o relatório da B3, citado pela Uol, aponta para mais de 310 mil vendas de veículos seminovos em 2019, sendo o que mais cresceu neste ano.

Novo sistema Renave

Já o novo sistema Renave é uma atualização da tecnologia desenvolvida pela Serpro com o intuito de combater golpes e fraudes. O foco é garantir segurança para as montadoras, concessionárias e até mesmo aos consumidores. 

O Renave 0 KM passou a ser obrigatório em janeiro de 2022. Esse sistema exige que os estabelecimentos que comercializam veículos automotores novos se adequem a ele. A partir desta data, o consumidor final não poderá emplacar o veículo sem o Registro.

Para realizar a regularização é necessário efetuar o mesmo processo. Ou seja, a montadora realiza a nota fiscal eletrônica no veículo, e a concessionária confirma o pertencimento dele a partir da integração com o Renave 0 KM.

Além disso, o concessionário deve realizar o credenciamento no Serpro. Para isso, você pode contar com a plataforma Renave Fácil. Ela é a responsável por 70% das operações do Renave. Afinal, a ferramenta integra o estabelecimento com os órgãos responsáveis pelo registro. Além disso, a Renave Fácil possui uma equipe especializada que colabora com o credenciamento no Serpro.

Para o credenciamento será necessário ter os seguintes documentos:

  • Certificado digital tipo A1 (um para cada CNPJ);
  • TCMS preenchido e com assinatura reconhecida em cartório ou assinado digitalmente;
  • Cópia da CNH do responsável legal.

Cabe ressaltar que ele só poderá ser realizado por cada CNPJ. E o estabelecimento deverá possuir o CNAE como principal sistema de venda de veículos.

Os benefícios do Renave para a otimização da transferência veicular

Além da obrigação da transferência veicular pelo Renave para carros novos, a adequação facilita e simplifica o processo também para carros seminovos. Isso porque a integração é mais barata e segura. 

Na prática, com o uso do sistema, não será necessário fornecer uma procuração para a representação no processo de venda. Dessa forma, você agiliza o processo de compra e venda, garantindo bons resultados para o seu negócio. 

Somados a isso, a experiência de um processo mais otimizado tende a fidelizar e garantir a satisfação do seu cliente. 

O registro também evita dores de cabeça, tanto para concessionária quanto para o cliente. A devida formalização e comunicação da compra e venda responsabiliza a pessoa correta. Esse é um passo importante para evitar prejuízos futuros.

E ainda, a integração do Renave reduz a burocratização do processo, garantindo agilidade, bem como diminui os custos diretos e indiretos graças a transformação digital e a transferência veicular virtualizada.

Outras boas práticas para agilizar ainda mais o processo

Para além da integração com o Renave, é preciso ter a devida adequação quanto aos documentos e estar em dia com a lei. Por isso, para otimizar ainda mais esse processo é necessário a regularização dos documentos:

  • RG, CNH, CPF e CNPJ da empresa;
  • Comprovante de endereço atualizado em nome do proprietário (original e cópia);
  • Laudo de vistoria;
  • Comprovante de pagamento de débitos;
  • Comprovante de pagamento da taxa de transferência.

Pense em contratar uma empresa que forneça a integração do Renave de maneira rápida, segura e competente, e que colabore com a organização e estruturação de todos os documentos necessários para isso.

Por fim, siga o passo a passo referido anteriormente. E claro, não esqueça também de ter em mãos o credenciamento na Serpro.

Próximo passo

Neste texto apresentamos como otimizar a transferência veicular na concessionária para facilitar e desburocratizar este processo. Além disso, reunimos as principais características e informações sobre o Renave. 

Lembre-se, com a integração do registro haverá maior agilidade, segurança e rapidez!

E se você gostou deste conteúdo, continue acompanhando o nosso blog.