Como capacitar sua equipe de vendedores de veículos?

Os vendedores de veículos são a ponte entre a concessionária e os clientes. E com o constante crescimento do setor automotivo, os altos níveis de competitividade entre os estabelecimentos tendem a subir mais, exigindo maior esforço desses profissionais.

Cabe destacar que, de acordo com os dados do anuário da Anfavea, há no país 27 empresas fabricantes de veículos, com 486 empreendimentos de autopeças (empresas associadas ao Sindipeças) e mais de 4.890 concessionárias. 

O resultado é a geração de mais de 1,2 milhão de empregos e um faturamento de mais de R$ 39 bilhões!

Por isso, para se manter relevante e se destacar no mercado, deve-se ter um foco no aumento das vendas, melhorando a experiência do cliente e tornando o processo cada vez mais ágil. 

Pensando nisso, listamos a seguir algumas boas práticas para contribuir com a capacitação dos seus vendedores de automóveis e, assim, garantir maiores oportunidades de negócio. 

Continue a leitura para conferir!

Mapeie os processos dos vendedores de veículos

O primeiro passo para qualquer estratégia é mapear os processos, nesse caso, dos vendedores de veículos. Isto é, deve-se entender as práticas diárias do seu time para avaliar os principais erros, além de eliminar falhas e abordagens ineficientes.

A análise aqui visa encontrar gargalos, e espaço de desenvolvimento e aprimoramento. O objetivo é pensar em soluções que promovam agilidade, colaborem com a alta performance e ampliem as habilidades de cada um.

Esse é um ótimo momento, também, para começar a identificar as principais objeções dos clientes e compreender como os seus vendedores têm lidado com elas. Afinal, o veículo é um produto de alto valor agregado, o que faz com que os compradores tomem mais cuidado durante todo o período de compra.

Em resumo, essa é a etapa que diz respeito à estruturação de processos. Estude o que tem gerado bons resultados e os pontos de melhoria. Avalie configurações de equipes e habilidade de cada profissional. Pense em como aprimorá-las e incentivá-las.

Analise o perfil de cliente

Como abordamos acima, entender as objeções dos seus clientes é essencial para aumentar as oportunidades. Com uma análise correta do perfil, é possível entender suas principais características, necessidades, dores e, consequentemente, pontos decisivos para a compra. 

Portanto, esse é o momento de especificar o seu público alvo e criar uma persona. Essa é uma estratégia que diz respeito ao desenvolvimento de um personagem fictício que represente seu perfil de cliente ideal. 

A criação da persona é fundamental para compreender a abordagem mais adequada, critérios de compra, atributos valorizados e todas as informações necessárias para encantar o cliente e promover uma excelente experiência.

Dessa forma, é possível identificar os principais pontos decisivos de compra e, assim, criar ações para solucioná-las. Alguns exemplos dessas questões são: preço; segurança; conforto; tecnologia; marca; combustível; espaço interno; porta-malas; custo do seguro, entre outros.

Isso também ajuda a compreender melhor as principais objeções. Tudo isso se transformará em informações valiosas para seus vendedores de veículos. Com isso, eles conseguem contornar qualquer obstáculo e garantir a venda.

Com esses dados em mãos, compartilhe-os em um local de fácil acesso para que todos consigam obter com facilidade insights durante os negócios.  

Desenvolva um roteiro de vendas de veículos

Com as objeções identificadas, é a hora de desenvolver um roteiro de vendas de veículos. Ou seja, construir argumentos capazes de solucionar obstáculos comerciais. 

Cabe destacar que, mesmo que o cliente deseje comprar um veículo, haverá algum ponto crítico que poderá ser decisivo para a realização da venda. Logo, o roteiro contribui para solucionar até as mínimas adversidades.

Então, para a construção do roteiro defina o tom de voz adequado da sua concessionária. Assim você padroniza todas as abordagens, facilitando o reconhecimento pelos seus diferenciais. Além disso, crie principais caminhos e etapas de negociação. 

Avalie também a possibilidade de oferecer promoções em certos cenários, brindes, ofertas e condições especiais. E não deixe de estabelecer limites e princípios que não podem ser ultrapassados para que a venda continue sendo lucrativa e rentável.

Aposte na abordagem consultiva

Independente das características dos seus clientes, recomendamos que capacite os seus vendedores pensando na abordagem consultiva. Isto é, o profissional atuará como um consultor, solucionando as principais dúvidas dos clientes.

Afinal, nem sempre o cliente conhece tudo sobre automóveis ou sabe o que precisa. O consumidor também pode estar em sua primeira compra de veículo, o que traz algumas dificuldades. Sendo assim, o objetivo do seu time é guiar o comprador durante esse processo para que encontrem, juntos, a melhor solução.

Logo, é preciso desenvolver essa habilidade nos seus vendedores de veículos para que tenham um olhar resolutivo e estratégico.

Para isso, é fundamental que os seus vendedores sejam capacitados quanto às principais informações técnicas sobre os veículos. Eles devem demonstrar confiança, segurança e conhecimento sobre o automóvel em questão. 

Assim, eles não só poderão ajudar a solucionar as principais questões dos clientes, como indicar uma opção mais viável e de acordo com as necessidades e dores dos mesmos.

Por fim, é fundamental apostar em uma linguagem empática e atenciosa. Não se deve duvidar do cliente ou persistir em uma opção que não o agrada. O melhor caminho é escutá-lo com atenção para identificar soluções mais assertivas.

Crie um cronograma e planejamento de capacitação

Em seguida, é necessário planejar o seu cronograma de capacitação. Então, crie um plano individual e coletivo de desenvolvimento a partir das informações coletadas anteriormente. 

Ou seja, é importante que estruture os assuntos, temas e modelos de capacitação, pensando no que deseja aprimorar em cada profissional e em todos os processos. 

Também pense em palestras, treinamentos, desenvolvimento de materiais de apoio, documentos que compartilham experiências de vendedores mais experientes e outros formatos de conteúdo.

Com isso, você conseguirá desenvolver um cronograma para cada etapa da capacitação. Contudo, não estabeleça apenas um único período para isso. Deve-se promover a constante capacitação, contribuindo com a atualização dos seus vendedores de veículos. 

Assim, eles estarão em constante evolução ao renovar seus conhecimentos. Sendo capazes, então, de alcançar as voláteis necessidades, e exigências do mercado e dos consumidores.

Lembre-se, também, de pensar em um processo de capacitação para novos vendedores. Dessa forma, você poderá eliminar vícios logo no início da contratação.

Incentive o estudo de mercado

O estudo de mercado faz parte do desenvolvimento dos vendedores de veículos focados no aumento das vendas e na experiência do cliente. 

Aqui, entretanto, devemos destacar que há algumas principais maneiras de realizar essa etapa. É possível compartilhar informações e novidades do setor, em uma espécie de newsletter interna. Ou, até mesmo, incentivar a ida a eventos, convenções e feiras da indústria.

Qualquer que seja o método utilizado, o importante é que seus vendedores estejam atualizados com as tendências e novidades do mercado. Além de conhecer a concorrência e estudá-la para identificar as técnicas e soluções que têm gerado bons resultados.

Uma boa dica aqui é garantir algum tipo de bonificação ou reconhecimento para aqueles que se mantêm atentos às transformações do mercado.

Invista na automação 

E por último, invista na automação dos processos de vendas de veículos para torná-los mais ágeis, menos burocráticos e morosos. 

Dessa forma, comece a utilizar ferramentas tecnológicas de gestão que contribuam para as atividades diárias. Uma plataforma que automatiza todas as etapas assegura menos trabalhosas, evitando falhas, erros de comunicação e documentação, falta de verificação e outros problemas.

Inclusive, um sistema Renave realizará a ponte com o banco de dados nacional do Registro Nacional de Veículos em Estoque (RENAVE) de maneira rápida e simplificada. 

Sendo assim, essa é uma ferramenta que colabora para a segurança e tranquilidade da transferência de propriedade, auxiliando na comercialização do veículo. 

E se você deseja entender um pouco mais como otimizar a mudança veicular na sua concessionária, clique aqui para acessar nosso blog sobre o assunto.