Como fazer o credenciamento no SERPRO?

O credenciamento no SERPRO é o primeiro passo para a integração e habilitação do RENAVE. Mesmo sendo um processo facilitado, graças a digitalização, ainda há dúvidas quanto às documentações necessárias e o que é preciso fazer. 

Sendo assim, reunimos as exigências do sistema para a realização do credenciamento e uma dica de como realizar esse procedimento com ainda mais rapidez e apoio. 

Boa leitura!

Credenciamento no SERPRO: como realizar?

O credenciamento no SERPRO (Serviço de Processamento de Dados do Governo Federal) é um dos requisitos para a correta adesão ao RENAVE. O sistema é o responsável pela comunicação entre o SENATRAN e o DETRAN.

Já o RENAVE é um sistema de Registro de Veículos em Estoque que promove a digitalização do processo de comercialização de veículos, o tornando mais ágil e menos burocrático. 

No entanto, ainda há algumas dúvidas bastante comuns e recorrentes ao credenciamento. Por isso, listamos aqui alguns requisitos básicos para você que ainda possui incertezas quanto a este procedimento. Confira!

Quais documentos são necessários para a realização do credenciamento?

credenciamento no SERPRO

Em um primeiro momento, antes de solicitar o credenciamento, é necessário ter alguns documentos em mãos. O primeiro deles é o certificado digital em tipo A1. 

Vale destacar que é preciso ter um para cada CNPJ. Isso porque o credenciamento no SERPRO serve somente para um único registro de pessoa jurídica. 

Em seguida, deve-se ter o Termo de Compromisso de Manutenção de Sigilo (TCMS) devidamente preenchido e assinado. Além disso, ele precisa ter firma reconhecida e ser digitalizado em arquivo PDF.

Cada representante legal da concessionária, que irá acessar o credenciamento, deve ter o seu próprio TCMS.

Somados a isso, é necessário que o responsável tenha uma cópia da CNH em mãos, sendo fundamental a adequação da mesma com a lei.

Para esta etapa é importante ter, também, a regularidade dos documentos como RG, CPF e CNPJ da empresa. A dica neste momento é justamente ter todas as documentações da empresa em dia.

É indispensável que as informações estejam corretas e compatíveis com as que os órgãos fiscalizadores e competentes possuem. 

A divergência pode ser a responsável pela reprovação do cadastro da sua concessionária!

Portanto,  é preciso que o seu objetivo social esteja categoricamente definido como atividade relacionada a compra e venda de veículos, tanto os novos como os usados. Ou seja, a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) principal deve ser classificada como apta para a comercialização de automóveis.

Como solicitar o credenciamento?

credenciamento no SERPRO

O primeiro passo para realizar a solicitação do credenciamento é acessar o portal da Credencia, do SERPRO.

Em seguida, basta entrar com o certificado digital do CNPJ para realizar a solicitação. Uma vez dentro do sistema, é necessário preencher os dados do representante legal, reconhecido no contrato social. 

A vantagem de entrar com o certificado digital é que, na maioria das vezes, esse campo já aparece preenchido graças à inteligência artificial do sistema.

Depois, deve-se preencher os dados da pessoa que irá administrar o sistema e dos representantes e responsáveis técnicos. Em todos os casos é necessário ter em mãos documentos que comprovem o vínculo empregatício, podendo ser carteira de trabalho, contrato social ou procuração.

Cabe destacar que todos os documentos precisam estar em formato digital PDF para facilitar a leitura do sistema.

No fim, deverá apenas colocar a data de vigência (a mesma da realização da solicitação) e uma para o fim dela, com uma data futura que irá validar o cadastro. Para depois apenas inserir o TCMS e, assim, submeter a solicitação.

O que acontece depois?

Os próximos passos são pertinentes ao DETRAN. Quando estiver aprovado o cadastro, o responsável legal será notificado por e-mail com as próximas ações necessárias para a integração ao RENAVE.

E em qualquer momento é possível acompanhar o andamento do processo no próprio site da Credencia.

Vale destacar que é necessário verificar se o DETRAN da sua cidade já aderiu ao sistema RENAVE. Por enquanto o sistema atua nos estados:

  • Santa Catarina; 
  • Mato Grosso do Sul;
  • Espírito Santo;
  • Rio Grande do Sul;
  • Goiás;
  • Pernambuco;
  • São Paulo e Rio de Janeiro (em processo de homologação para a integração até o momento da publicação deste conteúdo).

É possível terceirizar o credenciamento?

Apesar de ser um processo fácil, afinal esse é o objetivo do RENAVE, é possível terceirizar o credenciamento. Essa é uma opção para a concessionária que deseja contar com o apoio e suporte de uma equipe de especialistas durante todo o processo de habilitação ao novo sistema de registro de automóveis. 

Na Renave Fácil, por exemplo, é disponibilizado um time apto e competente para realizar este processo, sem a cobrança dele. Deve-se, apenas, oferecer o aval e a documentação necessária para os especialistas do suporte realizarem esse processo para você!

A única exigência é de que o estabelecimento, durante a contratação do sistema para a integração ao RENAVE, faça a aquisição de um pacote de créditos que serão utilizados posteriormente durante as entradas de veículos no Renave.

Conheça a Renave Fácil

A Renave Fácil esteve presente no projeto piloto do RENAVE e, por isso, possuímos autoridade no assunto. Desenvolvemos uma plataforma de integração para a comunicação entre os estabelecimentos de comercialização de veículos, com o SERPRO (Renave-WS). 

Com a plataforma é possível agilizar a transferência de propriedade dos veículos, promovendo a desburocratização e economia do processo, tendo em vista a não necessidade de procurações, por exemplo.

A ferramenta permite segurança e praticidade. A sua interface intuitiva e fácil de usar permite que o usuário navegue com tranquilidade. Vale destacar que também são disponibilizados passo a passo dos processos.

O aplicativo da Renave Fácil é de simples utilização, com hospedagem em nuvem sem a necessidade de atualizações ou backup, garantindo ainda mais segurança de dados. 

Há a possibilidade, também, de integração com o seu DMS por meio da API Restful da Renave Fácil.

São mais de 15 anos de experiência no setor automotivo e uma equipe de colaboradores especializados no assunto que juntos garantem um suporte inteligente e experiente em diversos canais de comunicação.

Ficou curioso e deseja apostar na transferência de veículos facilitada? Entre em contato com um de nossos consultores!