Como agilizar o processo de vendas de veículos?

O processo de venda de veículos tende a ser mais demorado, desafiador e incerto. Isso se dá pela necessidade de alto investimento por parte do cliente. Logo, ele tende a ser mais cauteloso e inseguro durante o procedimento, visando realizar a escolha certa. 

Dessa forma, o vendedor deverá entender essas dificuldades para melhor abordá-lo, eliminando alto índice de objeções de vendas.

E para tornar todo esse momento o mais otimizado, ágil e eficiente possível, deve-se seguir algumas boas práticas. Só assim será possível eliminar perdas de tempo, direcionar o foco, priorizar as atividades e, consequentemente, aumentar o volume de vendas. 

Por isso, pensando nessas adversidades, listamos a seguir algumas dicas que vão te ajudar a agilizar esse processo e aprimorar os seus resultados. Continue a leitura para conferir! 

Comece pelo planejamento de vendas de veículos

Esse é o primeiro passo dedicado ao desenvolvimento de um processo de vendas de veículos eficiente e ágil. Afinal, nenhuma estruturação, reorganização ou análise começa sem um bom planejamento. 

Entretanto, em um primeiro momento, deve-se realizar um diagnóstico de como está o setor comercial da sua concessionária ou loja. Ou seja, avalie resultados e compare períodos, observando se as mudanças do mercado impactam esses números. 

Aqui, também é importante perceber quais são os canais que costumam ser utilizados pela equipe de vendas, como funciona a abordagem e quais têm sido as principais dificuldades percebidas por eles. 

Esse é o momento de coletar o máximo de informações possíveis e de trabalhar em conjunto com os seus vendedores. Tendo em vista que eles estão diariamente nessas atividades. Portanto, percebem detalhes que você não perceberia, podendo explicar com mais facilidade todo o procedimento e suas etapas.

Além disso, é importante também entender como funciona a jornada de compra do seu cliente. Estude quais são os principais caminhos feitos por ele. Como, por exemplo: 

  • O processo começa pela pesquisa no seu site?
  • Logo depois o cliente entra em contato?
  • Ele vai até o seu estabelecimento para fazer um test drive?
  • Entre outros.

Entenda como funciona a aquisição de clientes na sua loja ou concessionária. Veja se há processos de atração ou se a maioria dos clientes são adquiridos através do boca a boca. 

Vale destacar que, segundo um levantamento do BuzzLead, 92% dos consumidores afirmam que confiam totalmente na indicação de um amigo ou familiar, acima de qualquer outra forma de propaganda. 

Isso se dá porque 58% dos consumidores compartilham boas experiências.

Em resumo, uma vez com essas informações em mãos, é possível planejar atividades e etapas, interligando-as, para que todas visem os mesmos objetivos. Sempre eliminando gargalos e erros.

Conheça seu público

Em paralelo com a prática anterior, destacamos que, para agilizar as vendas de veículos, é necessário entender o seu público. Isso porque a falta de conhecimento pode causar maior lentidão e até erros. 

Como já citamos brevemente, esse é um momento muito importante para o seu comprador. Por isso, ele tenderá a ter maiores impasses durante todo o processo de vendas. 

Então, entender o comportamento frequente do seu público, suas dores, necessidades, pontos de objeção e dúvidas poderá ajudar com a antecipação. Assim, sua equipe saberá resolver esses problemas antes mesmo deles causarem impactos na decisão de compra. 

Aqui, será possível, inclusive, desenvolver um roteiro com as principais dúvidas dos seus clientes para que os vendedores o consultem sempre que achar necessário. 

Avalie, também, os cenários e as principais demandas para compreender o perfil de seus clientes e entender como os processos anteriores impactam nos resultados.

Com isso, sua equipe não só ganhará mais tempo, como também garantirá boas experiências de compra, fidelizando o comprador e o incentivando a indicar seu estabelecimento para amigos e familiares.

Aposte em um bom atendimento

vendas de veículos

O próximo passo para tornar as vendas de veículos mais ágeis é aplicar as informações adquiridas anteriormente nos atendimentos. Mas a dica aqui é apostar em um contato consultivo, personalizado, humanizado e resolutivo. 

É fundamental que os vendedores saibam responder todas as perguntas dos clientes para evitar objeções e perdas de oportunidade. Afinal, o comprador deseja entender se está, de fato, realizando um bom negócio.

Assim, esses profissionais devem conhecer os dados técnicos dos automóveis, a diferença de modelos e tudo aquilo que impacta a decisão de compra. Ter as informações à mão e em fácil acesso é essencial para tornar o processo mais ágil e simples.

E, por fim, não deixe de apostar em uma linguagem clara, objetiva e simples. Nem todos os seus clientes são entendidos do assunto. Por isso, explique todos os detalhes de maneira a não gerar ainda mais dúvidas, atrasando o processo.

Então, é necessário escutar o cliente, observar suas necessidades e dores e apontar veículos que solucionem essas questões. Essa venda consultiva não só evita impasses como, também, colabora para a experiência, deixando o comprador mais seguro para fechar o negócio.

Automatize e digitalize as atividades

Para tornar todas as etapas anteriores ainda mais eficientes e otimizadas, invista na digitalização e na automação das atividades. 

Isto é, comece a utilizar ferramentas, plataformas e softwares de gestão. Com isso, será possível centralizar e compartilhar as informações, gerar relatórios e criar um banco de dados para futuras análises e definições de estratégias.

Logo, sobrará mais tempo para os vendedores e gestores focarem nas vendas de seus estabelecimentos, identificando gargalos, pontos de melhoria e oportunidades de crescimento.

Além disso, o perfil de cliente atual diz respeito àquele que é mais conectado e acostumado com o ambiente digital. Portanto, é esperado que seu estabelecimento também faça o uso de tecnologia em seus processos para conquistá-lo e não perder oportunidades. 

Capacite os funcionários

Em seguida, capacite os seus funcionários para ajudá-los a desenvolver um olhar mais consultivo e empático, a aprender a utilizar as novas ferramentas tecnológicas e a pensar analiticamente.

Ou seja, para reduzir erros, perda de tempo em atividades desnecessárias ou pela falta de familiaridade com algum processo, deve-se realizar treinamentos. 

Com isso, você não só ajudará no desenvolvimento e no aprimoramento de habilidades, como também incentivará o engajamento deles. Afinal, eles sentirão mais valorizados em seu trabalho e, portanto, estarão mais dispostos e motivados. 

Conte com um bom sistema Renave

Renave Fácil

Por último, conte com um bom sistema Renave para promover ainda mais agilidade no processo de vendas de veículos. Assim você poderá realizar transferências com mais rapidez e segurança.

Afinal, ela será responsável por fazer a ponte com o banco de dados nacional do Registro Nacional de Veículos em Estoque (RENAVE). Portanto, contar com um sistema parceiro potencializa as vendas e colabora com a agilidade dos processos.

Isso se dá porque a ferramenta solucionará os principais problemas sem atrapalhar as tarefas diárias devido à sua fácil integração e adaptação. Além disso, a equipe de especialistas da plataforma colabora ainda mais com rapidez e simplicidade em caso de dúvidas.

E a Renave Fácil é o sistema que você procurava. Com interface intuitiva, central de ajuda, apoio técnico, ela simplifica ainda mais o processo, reduzindo a burocracia e taxas. Tendo em vista que não é necessário procurações e reconhecimento de firma.

Com a Renave Fácil é possível transferir, inserir e vender veículos novos e seminovos com a garantia de segurança, conforto, praticidade e otimização.

Deseja conhecer mais dos benefícios da plataforma? Então acompanhe o nosso conteúdo de blog.