Transformação digital no setor automotivo: entenda o conceito e seus impactos

A transformação digital no setor automotivo tem sido impulsionada com o passar dos últimos anos. As constantes mudanças de consumo exigem uma certa alteração cultural e estratégica dos estabelecimentos do segmento. 

Deseja entender mais do assunto? Então continue a leitura para conferir as principais informações sobre o conceito!

Mas afinal, o que é transformação digital no setor automotivo?

A transformação digital no setor automotivo é apenas uma consequência das constantes mudanças na sociedade. As mais diferentes áreas e mercados já estão começando a compreender e aplicar a digitalização de seus processos para automatizar e otimizar os resultados.

Então, a transformação digital (TD) nada mais é do que o uso de tecnologias digitais, por empresas, para solucionar problemas constantes como, por exemplo, de desempenho, produtividade, agilidade e eficácia. 

Mas destaca-se que esse é um conceito que vai além das mudanças de ferramentas. O termo também envolve uma alteração de mentalidade e da cultura organizacional. 

Isto é, aqui as empresas entendem que a utilização da tecnologia colabora com a modernização do negócio, aumentando a performance e o alcance de mercado. Afinal, os avanços geram grandes impactos às pessoas envolvidas no ecossistema da empresa. 

E esse conceito, aplicado ao setor automotivo, gera ainda mais resultados. Sendo eles percebidos, principalmente, na otimização das operações, na melhora do atendimento ao cliente e na evolução dos modelos de negócio.

Na indústria automotiva podemos observar esse processo pela perspectiva das tendências dos próximos anos, como o aumento da eletrificação e conectividade dos veículos.

Já a transformação digital para concessionárias ou para o lojista, diz respeito à adoção de dispositivos e soluções que contribuem para a agilidade e assertividade das atividades. 

Contudo, ressalta-se que essa não é uma prática implementada rapidamente. A adaptação precisa ser constante e gradual. Isso porque aplicá-la demanda uma certa adequação.

Para os estabelecimentos que não nasceram digitais, o que tende a ser a maioria dos casos no setor, esse procedimento é ainda mais complexo. 

Portanto, esse é o momento ideal para começar a estruturar esse processo e utilizar novas soluções. Afinal, todo o mercado já tem apostado nesse conceito. Logo, para se manter competitivo é essencial que você comece a investir também. 

Quais são os principais benefícios desse conceito?

É preciso começar esse tópico já explicando que a adoção da transformação digital no setor automotivo não é mais apenas uma escolha. Os consumidores precisaram se adaptar e se acostumar, rapidamente, com a soluções tecnológicas durante o distanciamento social, causado pela pandemia. 

Dessa forma, eles se tornaram mais exigentes quanto a modernização dos estabelecimentos. Segundo dados mencionados pelo portal Terra, 64% deles preferem ser atendidos através de canais digitais.

Logo, atualmente, apenas um bom serviço/produto não é mais o suficiente para esse novo perfil de público. Eles desejam que as empresas e marcas com que se relacionam, sejam inspiradoras, coerentes com seus valores, atuem de maneira consciente e utilizem a tecnologia.  

Afinal, o atual cliente realiza pesquisas antes de estabelecer contato. Da mesma forma que é mais consciente, compartilha mais conteúdos e realiza, com frequência, avaliações onlines dos mais diversos serviços.

Inclusive, segundo um levantamento realizado pelo BuzzLead, 92% dos consumidores ao redor do mundo afirmam que confiam totalmente na indicação de um amigo ou familiar, acima de qualquer outra forma de propaganda. 

Além disso, 58% compartilham experiências boas e, ainda, pedem opinião de amigos e familiares quando estão falando sobre marcas nas redes sociais.

Portanto, o estabelecimento que não se adequar a essas mudanças de consumo ficará para trás no mercado. 

Logo, a transformação digital no setor automotivo não só promove otimização e automação aos processos, como também garante destaque mercadológico e rentabilidade.

Então, o conceito se torna uma estratégia de negócio que visa expandir suas oportunidades. Sendo assim, os principais benefícios estão relacionados ao aumento da produtividade, estruturação e padronização das atividades diárias do estabelecimento. 

Bem como, aprimoramento do relacionamento do cliente, evolução, crescimento sustentável e previsível, aumento de oportunidades e, claro, satisfação do cliente.

Como a transformação digital no setor automotivo funciona na prática?

Segundo a pesquisa realizada pelo centro de inovação CESAR, em parceria com o Automotive Business, citada pelo TIInside, o segmento automotivo apresenta 66,15% de maturidade no ambiente de transformação digital.

E para 72% dos respondentes, a pandemia impactou a TD, como abordamos anteriormente. Eles acreditam que esse período antecipou melhorias de processos e a criação de novas soluções. Essas, inclusive, que já estão sendo implementadas.

Portanto, podemos concluir que os principais exemplos e impactos desse processo no setor envolvem a experiência de compra do cliente e uma estratégia mais centrada no seu sucesso. 

Além disso, os estabelecimentos que demonstram certa preocupação em se tornarem mais orientados a dados, garantindo uma tomada de decisão mais assertiva, estão também praticando a TD no setor.

Ainda segundo a mesma pesquisa, houve um aumento de mais de 14 pontos na indicação de que os canais digitais do segmento já têm métricas bem definidas, sendo capazes de medir e acompanhar o desempenho de cada um.

Para isso, é preciso investir em softwares de gestão e estratégias digitais para o desenvolvimento de uma presença online. Colaborando tanto para a análise de dados, quanto para a automação e ampliação do contato com o público.

A venda dos veículos também é ressignificada com a TD. Aqui pode-se estabelecer uma série de ações que colaboram com a experiência digital do usuário, como os test drives e showroom virtuais.

Por fim, não há  como deixar de citar o RENAVE como grande exemplo de transformação digital no setor. O Registro Nacional de Veículos em Estoque é responsável por realizar a transferência digital da propriedade com segurança e agilidade.

Segundo o próprio portal do Ministério da Infraestrutura, o sistema chega para ampliar o escopo de transformação digital no país e, por isso, é obrigatório para todos os revendedores de veículos zero km.

Se mantenha atualizado

A transformação digital no setor automotivo é um processo gradual que tem se destacado no pós-pandemia, com as mudanças no consumo.

As vantagens fornecidas pela prática, como automatização, otimização, destaque mercadológico e fidelização dos clientes, garantem desenvolvimento escalável e previsível.

Então coloque em seu planejamento estratégico a implementação deste conceito para assegurar produtividade e rentabilidade.

E para conhecer mais sobre o RENAVE, recomendamos que baixe agora o nosso infográfico de maneira gratuita. Com ele você poderá solucionar todas as suas dúvidas sobre o assunto e, portanto, começar a investir em TD no seu estabelecimento.