Saiba como garantir a experiência do cliente em concessionárias

A experiência do cliente é um atributo importante para o sucesso da sua concessionária. Esse é o resultado de uma estratégia que entende a influência que as emoções causam na tomada de decisão do mesmo. 

Ficou curioso? Então continue a leitura para compreender melhor o conceito e ter acesso às dicas de como colocá-lo em prática. Confira a seguir!

Por que se preocupar com a experiência do cliente?

A experiência do cliente é um fator decisivo para a tomada de decisão, seja no presente ou no futuro. Isto é, a satisfação do cliente, durante o atendimento, poderá influenciá-lo a realizar o negócio atual e possíveis outras negociações.

Isso se dá devido à segurança, confiabilidade e autoridade que foram passadas pelos vendedores. A aquisição de um carro, muitas das vezes, está relacionada a um sonho do cliente. Acrescenta-se a isso, a necessidade de alto investimento financeiro. 

Assim, o cliente só tomará a decisão quando se sentir confiante e seguro para tal. E para despertar essas emoções nele é preciso investir na construção de boas experiências. 

De acordo com dados apontados pela CBT News, 54% dos consumidores comprariam de concessionárias que oferecem melhores experiências em comparação com preços mais baixos. 

E 97% dos revendedores concordam que a experiência do cliente no departamento de serviço é importante para sua concessionária. Mas mesmo tendo consciência disso, ainda há um certo atraso quanto a implementação de ferramentas e técnicas que contribuem para a prática.

Isso porque 70% dos consumidores de veículos que compraram ou alugaram de um revendedor não retornaram para o serviço. Isso equivale a US$ 266 bilhões em receita anual perdida.

E se a experiência das concessionárias melhorarem, as vendas podem crescer 24%!

Já segundo dados apresentados pela V12Data, 99 de 100 compradores automotivos já iniciam sua jornada de compra esperando que seja um “aborrecimento” devido suas experiências com varejistas que buscam controlar o processo.

E sua cautela os levam a buscar informações de fontes confiáveis, principalmente de amigos e familiares, na hora de decidir em qual estabelecimento deverão realizar a compra.

Logo, diante dos dados apresentados, podemos afirmar que o cuidado com a experiência aprimora a imagem mercadológica, gera destaque e contribui para a aquisição de novos clientes.

Como garantir boa experiência do cliente em concessionárias?

Tendo em vista a demonstração da importância da experiência do cliente, listamos a seguir algumas dicas. 

Colocá-las em prática garante a mudança de perspectiva da sua concessionária e, consequentemente, melhora a experiência de compra dos clientes.

Então continue a leitura para conferi-las!

Aplique o Customer Centric

O Customer Centric é o conceito que diz respeito à prática de colocar o consumidor no centro das estratégias da sua concessionária. Ou seja, todas as ações são pensadas com o intuito de solucionar dores, desejos e necessidades dos seus consumidores.

Isso significa garantir, durante todo o processo de jornada de compra do cliente, que todas as interações estarão focadas na verdadeira satisfação do cliente. Gerando, assim, assertividade e eficiência nos contatos.

Para isso é fundamental entender o comportamento do cliente atual, bem como as mudanças no mercado. Afinal, esses fatores afetam diretamente a maneira de consumir o serviço.

Esteja atento às novidades e tendências do setor. Assim você conseguirá aplicar as técnicas mais modernas e coerentes com o perfil do consumidor, garantindo ainda mais assertividade e fidelização.

Aposte no atendimento ao cliente consultivo

O atendimento ao cliente que visa garantir a experiência deverá ser consultivo, empático, resolutivo e simples. Lembre-se que nem sempre o comprador saberá o que quer/precisa. Ou, muito menos, estará familiarizado com todos os detalhes técnicos. 

Dessa forma, o vendedor precisa ter um elevado conhecimento técnico, além de boas habilidades comunicacionais e de escuta. Isso porque deve-se realmente compreender o que o cliente procura para apresentar as melhores opções de veículo. 

Um pouco acima contamos que os clientes já realizam o contato receoso porque sabem que o vendedor irá tentar vender o carro mais caro, sem saber se de fato aquele é o melhor para o cliente.

Ainda de acordo com os dados apresentados pela V12Data, é justamente essa desconfiança a responsável pelo desenvolvimento dessas resistências. Como, por exemplo, 50% dos clientes afirmam sair da concessionária caso o vendedor exija um teste drive antes de fornecer o preço.

Portanto, é fundamental auxiliar nas questões burocráticas, que costumam gerar mais dúvidas no consumidor, como a transferência veicular. Da mesma forma que é essencial apresentar informações técnicas de maneira compreensível e mostrar soluções coerentes com gostos e preferências do cliente.

Use a tecnologia

Você sabia que 56% dos compradores afirmam que comprariam com mais frequência se os processos da concessionária não fossem tão difíceis? 

Essa afirmação, também anunciada pela V12Data, reforça o perfil de cliente atual do setor. Isto é, eles prezam por comodidade, facilidade e otimização. E é aqui que a tecnologia se destaca. 

Com ajuda de ferramentas, plataformas e softwares que não só aprimoram o dia a dia do vendedor, como também auxiliam no processo de venda, é possível garantir a melhor experiência do cliente. 

Por isso, é imprescindível o uso de tecnologia nas atividades diárias para promover procedimentos mais simples e automatizados. 

Aqui podemos citar como exemplo a Renave Fácil, a plataforma pioneira na integração com a interface do Renave (Registro Nacional de Veículos em Estoque). 

Ela é responsável por estabelecer a comunicação com os órgãos competentes, promovendo agilidade nas etapas de transferência e comercialização de veículos e reduzindo a morosidade e a burocracia.

Treine sua equipe

Para conseguir utilizar as tecnologias aplicadas e garantir uma venda consultiva é necessário treinar a sua equipe. 

A capacitação é uma estratégia eficiente para manter seus funcionários atualizados ao mesmo tempo em que aprimora e desenvolve habilidades. 

É simples! Quanto mais qualificado e especializado for o seu vendedor, maior será a sua performance. Isso porque o cliente se sentirá mais confiante ao perceber o nível de autoridade do profissional no assunto. 

Além disso, ele será capaz de otimizar ainda mais os processos por ter um maior conhecimento das ferramentas utilizadas.

Invista no pós-venda

Por fim, reforçamos a importância do investimento no pós-venda. Essa é uma etapa que tem sido bastante negligenciada por diferentes empresas. Contudo, é uma fase extremamente importante para compreender o sucesso da experiência do cliente. 

Isto é, acompanhar o comprador após alguns dias de uso do veículo. Assim como pedir opiniões, colher feedback e demonstrar que realmente está disposto para solucionar problemas, caso tenha, e promover melhoria contínua no atendimento. 

Para finalizar, podemos citar mais uma vez alguns números apresentados pela V12Data. Mais de 30% dos consumidores já reclamaram na concessionária. E mesmo assim, mais de 50% disseram que o maior problema ao enviar uma reclamação é a óbvia falta de desejo da concessionária em resolver o problema.

Então saiba aproveitar essas informações para  recolher dados valiosos dos seus clientes e para promover o desenvolvimento contínuo.

Conte com a Renave Fácil

Como abordamos acima, a Renave Fácil é uma plataforma de integração com o sistema Renave. De fácil utilização, interface intuitiva, com segurança de dados e hospedagem em nuvem.

Mas para além disso, somos uma ferramenta completa que conta com especialistas experientes no setor. Ajudamos na distribuição do conhecimento sobre o Renave com o intuito de solucionar suas dúvidas técnicas e contribuir para o crescimento da sua concessionária.

Então fale agora com um de nossos consultores para compreender um pouco mais da Renave Fácil e como podemos te ajudar a garantir a experiência do cliente.