Saiba como contribuir com a produtividade de vendedores da concessionária

A produtividade de vendedores da concessionária vai além dos impactos percebidos superficialmente. A falta de desempenho e performance de seus colaboradores pode causar danos à saúde financeira do seu negócio. 

Ficou curioso? Então continue a leitura para conferir as principais informações sobre o assunto e que corroboram para o argumento acima. 

Boa leitura!

Você sabe quais são os impactos causados pela produtividade de vendedores da concessionária?

A produtividade de vendedores da concessionária sempre será uma preocupação no setor. Isso porque, esse problema gera perdas de oportunidades. 

É simples! Um vendedor improdutivo demora para realizar suas tarefas diárias, deixando passar a possibilidade de contato com possíveis clientes que chegam ao estabelecimento. 

Dessa maneira, um outro profissional deverá realizar a abordagem no lugar do anterior, o sobrecarregando. 

Tudo isso reduz a qualidade das entregas, de atuação e negociações. Um vendedor com falta de desempenho não foca nas necessidades dos clientes e não o ajuda a encontrar a melhor solução. O deixando, então, insatisfeito e com uma experiência ruim. 

E, atualmente, a experiência do cliente é o principal termômetro para o sucesso dos negócios. Esse é um fator que vem se tornando cada vez mais relevante nas tomadas de decisão, com o passar dos anos.

Segundo números da Zendesk, relacionados a 2022, mais de 60% dos consumidores desistirão de uma empresa depois de uma má experiência de atendimento. Isso representa um acréscimo de 22% em relação a 2021.

O que significa que a exigência tem aumentado. Afinal, as expectativas dos clientes também têm sido ampliadas devido a transformação digital do setor. Logo, eles estão intolerantes ao erro, reivindicando menos experiências frustrantes.

E quando há esse problema, tenha a certeza de que haverá, também, impactos no posicionamento mercadológico da concessionária. Até porque, cliente satisfeito ou não, faz indicações e avaliações online. Então, em casos de transtornos, será difícil garantir a aquisição de novos clientes.

Dados da ANFAVEA apontam que, no país, já são mais de 4.890 concessionárias. Esse número reforça a competitividade do setor e, portanto, a necessidade de garantir a melhor imagem mercadológica possível.

Em resumo, a falta de produtividade é capaz de gerar prejuízos em cadeia, chegando até a danos consideravelmente importantes à saúde financeira do negócio. 

Como estimular a produtividade de vendedores?

Como vimos acima, a falta de produtividade de vendedores pode gerar grandes impactos ao seu negócio. 

No entanto, cabe reforçar que é completamente normal o profissional não ser produtivo 100% do tempo e em todo momento. O problema está na recorrência desse cenário. 

E é nesse ponto em que você poderá ajudar a garantir que os níveis de produtividade permaneçam aceitáveis.

Por isso, reunimos a seguir uma lista de dicas que colaboram para o estímulo do desempenho de seus vendedores da concessionária. Confira!

Realize o mapeamento dos processos

O primeiro passo para a garantia de estímulo da produtividade de vendedores da concessionária é o mapeamento dos processos. É nesse momento que você deverá encontrar o que tem atrapalhado os seus colaboradores. 

Por isso, avalie os processos de venda, entendendo as práticas diárias do seu time. O intuito é encontrar falhas, para eliminá-las através de diferentes técnicas.

Importante também, colher informações e feedbacks dos vendedores. Converse com sua equipe para compreender quais são as suas principais dores nas operações diárias e se eles também possuem ideias de como solucioná-las.

Em paralelo, avalie os principais indicadores de vendas da sua concessionária para estudar todo o processo com base em dados reais.

Em seguida, pense em soluções para esses problemas, gerando agilidade e otimização. Isto é, avalie técnicas, ferramentas e etapas que colaboram e ampliam as habilidades de cada um.

O ideal é, durante esse período, ajudar os seus vendedores a gerir seu tempo e disponibilizar instrumentos para que façam isso. Estabeleça também, um sistema que priorize as etapas, para facilitar a organização diária.

Por fim, avalie a configuração de equipes e competência de cada profissional. Em muitos casos, às vezes, a troca poderá ser mais benéfica, incentivando a produtividade.

Mude a cultura organizacional

Após toda a análise anterior, deve-se mudar a cultura organizacional da sua concessionária para, assim, promover a produtividade de vendedores. 

Isso porque, um ambiente de trabalho que não estimula o desenvolvimento profissional, que reprime a proatividade e a sugestão de melhorias, ou que, até mesmo, apenas culpabiliza os funcionários é desmotivador. 

Ninguém consegue trabalhar com tranquilidade quando se está em um ambiente desconfortável, certo? Portanto, estabeleça conversas, peça opiniões dos colaboradores e os mantenha informado sobre cada mudança e alteração. 

Assim eles se sentirão mais confortáveis, motivados e engajados. O que, consequentemente, aumenta sua produtividade.

Invista em capacitação

A capacitação é uma estratégia fundamental para o alcance da produtividade de vendedores. É por meio dela que se assegura o desenvolvimento profissional e pessoal dos seus colaboradores. 

Aqui você poderá destacar as habilidades que contribuem para o desempenho e incentivar o desenvolvimento de novas. Para saber qual delas precisará focar, basta analisar as informações coletadas durante o mapeamento dos processos e a identificação de falhas.

Para isso, é possível contar com parceiros que disponibilizam palestras e workshops, ou com plataformas de cursos online. Você poderá, também, oferecer conteúdos de apoio, como eBooks, Guias e infográficos. 

Tudo isso não só colabora com a produtividade de vendedores, como, também, gera motivação e evolução.

Crie programas de incentivo

Uma boa forma de colaborar e estimular a produtividade de vendedores da concessionária é através de programas de incentivo. Ou seja, de bonificações.

Avalie, antes de mais nada, a viabilidade financeira de comissões e coloque em prática. O ideal é conversar, antes da aplicação dessa técnica, com os seus colaboradores para deixá-los ciente das mudanças e para que se sintam confortáveis.

Para colocar o programa em prática estabeleça metas de vendas e objetivos. Muitas das vezes, nem precisa ser uma quantidade específica de negócios por mês. Pode ser um número X de leads abordados, por exemplo. 

Mais uma vez, utilize as informações coletadas durante o mapeamento de processo e use como base na construção de metas. Estimule o alcance das mesmas para garantir as melhorias necessárias que foram encontradas na etapa anterior.

No entanto, lembre-se da mudança da cultura organizacional. Não deixe que isso se torne uma ferramenta de punição. Muito pelo contrário! 

É fundamental que essa técnica não seja levada em consideração durante as análises de performance. E que, sim, seja o incentivo necessário para a garantia de desempenho.

Disponibilize boas ferramentas

Por fim, disponibilize as melhores ferramentas e recursos para que as operações diárias tenham maior automação e otimização. E, assim, que o tempo do seu vendedor seja melhor direcionado a atividades que exigem mais atenção.

Para isso, conte com uma plataforma RENAVE (Registro Nacional de Veículos em Estoque) para tornar o processo comercial ainda mais rápido, produtivo e simplificado. 

Esse é o sistema responsável por gerar uma base nacional capaz de viabilizar a comunicação, registro, controle e acompanhamento das transações comerciais de veículos. Lembrando que a adesão ao RENAVE é obrigatória para a venda de carros Zero KM.

A transferência veicular, com a ajuda de uma plataforma terceirizada e especializada, será descomplicada, desburocratizada e mais segura. Isso porque, esse apoio facilita o dia a dia dos seus vendedores, evitando atrasos e confusões nas tarefas diárias.

Isto é, a contratação de uma empresa para essa integração promove o contato direto com uma equipe perita, garantindo ainda mais agilidade e assertividade.

Para te ajudar a escolher o sistema RENAVE ideal para a sua concessionária, desenvolvemos um conteúdo de blog com dicas e pontos necessários para analisar durante esse processo. Clique aqui para ter acesso ao conteúdo.