Como se preparar para a crescente digitalização do setor automotivo?

A digitalização do setor automotivo tem se destacado cada vez mais. O mercado tem começado a incentivar e a recompensar aqueles estabelecimentos que fazem o uso de tecnologias para aprimorar seus processos diários. 

Ficou curioso? Então continue a leitura para compreender mais um pouco sobre o conceito e conhecer as principais dicas que vão te ajudar a se preparar para a adoção dessa transformação. 

Confira a seguir!

Mas afinal, o que é digitalização?

A digitalização é um conceito que diz respeito à utilização das tecnologias, canais e plataformas digitais visando solucionar problemas e gargalos. Para isso, elas promovem otimização e automatização de diferentes processos e operações de uma empresa. 

Esse conceito é o resultado direto da transformação digital (TD). Isto é, a digitalização é o processo que visa garantir o melhor desempenho dos resultados. Enquanto isso, a TD é a mudança cultural e empresarial que compreende que o uso de tecnologias é fundamental para garantir produtividade, alta performance, agilidade e eficiência.

Mas ambos são consequências de um mercado cada vez mais modernizado. Muito disso se dá a necessidade de adaptação dos consumidores às soluções tecnologias durante o distanciamento social, causado pela pandemia. 

Por isso, atualmente, 64% preferem ser atendidos através de canais digitais, por exemplo, segundo dados mencionados pelo portal Terra. Isso fez com que aumentasse a exigência em torno da modernização dos estabelecimentos no setor automotivo.

O que significa que apenas um bom serviço/produto não é mais o suficiente para o novo perfil de consumidor. Agora o que eles desejam é que as empresas e marcas atuem de maneira consciente e utilizem em seus processos a tecnologia.

Isso aguçou, também, mais um novo comportamento. Esse perfil de cliente, hoje, compartilha ainda mais os conteúdos e realiza, com maior frequência, as avaliações online dos mais diferentes tipos de serviço.

Apostar na digitalização é fundamental para garantir destaque mercadológico, saúde financeira e melhores oportunidades de negócio.

No setor automotivo podemos citar o RENAVE (Registro Nacional de Veículos em Estoque), que nasceu da digitalização. O sistema é responsável por tornar o processo comercial mais rápido e produtivo, simplificando a transferência veicular!

Com ele, conforme aponta o SENATRAN, será possível gerar uma base nacional que viabilize a comunicação, registro, controle e acompanhamento das transações.

Como aderir, de maneira eficiente, a digitalização do setor automotivo?

Diante do apresentado até então, podemos afirmar que a correta preparação e adesão quanto a digitalização do setor automotivo é primordial para a saúde da sua concessionária. 

Pensando nisso, listamos a seguir algumas dicas que colaboram com a aderência desse conceito no seu negócio e, assim, com a melhora dos seus resultados. Confira a seguir!

Realize uma mudança na cultura

O primeiro e mais importante passo refere-se a transformação da sua cultura organizacional. Como vimos ao longo do texto, essa mudança é fundamental para tornar o processo de digitalização do setor automotivo cada vez mais frequente.

Isso porque essa não é uma prática que pode ser implementada rapidamente e com facilidade. O ideal é que a sua adaptação seja realizada em um processo gradual e constante. Afinal, aplicá-la requer uma certa adequação.

Esse cenário se agrava ainda mais para os estabelecimentos que não nasceram digitais. O que é, inclusive, uma realidade na maioria dos casos do setor, tornando toda a preparação mais complexa.

Toda mudança importante requer uma alteração da cultura. Segundo o Sebrae, o motivo por isso está relacionado ao costume das pessoas em fazer a mesma coisa todos os dias. Assim, qualquer modificação pode gerar impacto e desconforto.

Logo, é essencial aceitar que a tecnologia serve para facilitar as tarefas diárias. Importante também quebrar essas objeções e barreiras com os seus colaboradores. Até porque, eles serão os responsáveis por operacionalizá-las em muitas das vezes.

Estude o mercado e se mantenha atualizado

Em seguida é fundamental o constante estudo do mercado. A digitalização do setor automotivo ainda é um processo que tem sido aplicado com uma certa cautela pelos estabelecimentos. 

Então, aproveite esse momento para compreender o que tem dado certo e o que ainda precisa aprimorar. Dessa forma, você evita o investimento em tecnologias que não geram retorno.

Portanto, avalie a concorrência e tente estar mais próximo delas em eventos e feiras do setor, por exemplo. Esses são excelentes espaços para, não só estudar outras concessionárias, como também para estar em contato direto com novas tecnologias, tendências e novidades. 

Uma boa dica também é se manter atualizado. Ou seja, investir em diversos modelos de capacitações. Assim, você terá contato direto com diferentes profissionais renomados e poderá, mais facilmente, ter acesso a essas tecnologias. 

Lembre-se que esse é o momento ideal para começar a estruturar processos mais digitalizados e a utilizar soluções inovadores. O mercado já aposta neste conceito e o incentiva. Então, para se manter competitivo, você deverá começar a investir na digitalização.

Invista em tecnologia e plataformas

Passado as etapas iniciais, chega a hora de investir em tecnologias, ferramentas e plataformas que contribuam para a digitalização do setor automotivo.

Como vimos ao longo do texto, o RENAVE é um bom exemplo de ferramenta que colabora para a comercialização de veículos de maneira descomplicada e mais segura. 

Para aderi-lo – lembrando que ele é obrigatório para a venda de carros Zero KM– , conte com plataformas especializadas e que terceirizam esse processo, colaborando, ainda mais, com a desburocratização do processo.

Além disso, com esse apoio especializado é possível facilitar o dia a dia de trabalho, evitando atrasos e confusões nas tarefas diárias. Sem contar que, a contratação de uma empresa para essa etapa garante o contato direto com uma equipe perita, garantindo ainda mais agilidade.

Esse é apenas um dos diferentes exemplos de ferramentas que são capazes de colaborar com a automatização, otimização e assertividade das suas atividades diárias.

Colete feedbacks dos clientes e colaboradores

Por fim, uma vez realizado o investimento nas plataformas, após um tempo de uso, colete feedbacks dos seus clientes e colaboradores. Essa é a melhor forma de identificar os pontos que precisam ser aprimorados e compreender a assertividade das tecnologias.

Ainda de acordo com o Sebrae, a resiliência quanto ao uso delas é quebrada depois dos primeiros resultados. Muitos dos profissionais que trabalham na sua concessionária irão avaliar a possibilidade de um maior tempo para as tarefas estratégicas em detrimento das manuais.

Além deles, é fundamental entender a percepção dos seus clientes quanto aos processos. De nada adianta apostar em uma ferramenta que gera mais passos para a comercialização e tornam a experiência do cliente mais morosa e, consequentemente, desagradável.

De todo modo, avalie as opiniões e veja quais investimentos geram, de fato, um bom retorno para a sua concessionária.

E agora?

Tendo em vista o que foi apresentado ao longo deste artigo, podemos concluir que a adequação quanto a digitalização do setor automotivo gera maior destaque mercadológico, produtividade, desempenho e melhores resultados. 

Então, o investimento em tecnologia promove retornos a longo prazo, garantindo a rentabilidade e desempenho à concessionária.

E para entender mais sobre a experiência do cliente e os impactos da adoção dessas plataformas e ferramentas, clique aqui e acesse o nosso conteúdo de blog sobre o assunto.