Transferência de propriedade de veículos seminovos: já é possível utilizar o Renave?

A transferência de propriedade de veículos seminovos pode ser menos burocrática e morosa com o Renave. Esse sistema facilita a comercialização do automóvel devido a digitalização das atividades. 

Ficou curioso? Então continue a leitura para entender mais sobre o assunto. 

Transferência de propriedade de veículos seminovos pelo Renave 

A transferência de propriedade de veículos seminovos tende a ser burocrática, dificultando a experiência dos clientes. Apostar em soluções que tornam essa prática mais simples, com bom custo-benefício e otimização do processo é fundamental para o sucesso das transações para a sua loja e para os compradores. 

E o Renave é o novo Registro Nacional de Veículos em Estoque. Esse é um sistema que simplifica a transferência veicular com o intuito de garantir agilidade e segurança. A idealização desse sistema ocorreu em 2015, mas passou a funcionar apenas em 2019, após testes no estado de Santa Catarina. 

Essa ideia surgiu da parceria entre a Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores, com a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) e a Federação Nacional Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

Contudo, a Secretária Nacional de Trânsito (Senatran) é a responsável pelo desenvolvimento desse processo junto com o Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO). O intuito é modernizar o sistema de compra, venda e gestão de veículos no país.

O grande diferencial desse processo está na digitalização. Só assim é possível realizar uma transferência de propriedade de maneira rápida e com pouco custo. Além disso, a empresa cadastrada poderá efetuar transações diretamente da base de dados do Detran estadual e da Receita Federal do Brasil.

Entretanto, cabe destacar que para realizar a integração com o Renave é preciso que o Detran de sua UF tenha aderido ao sistema. Os estados em que o sistema já funciona são:

  • Espírito Santo; 
  • Goiás; 
  • Mato Grosso; 
  • Mato Grosso do Sul;
  • Pernambuco;
  • Santa Catarina

Mesmo assim, o intuito é fazer com que esse sistema esteja funcionando em todo o país. Portanto, alguns estados já estão em processo de homologação, como São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

Como funciona o sistema Renave?

Em um primeiro momento, é necessário realizar o credenciamento no SERPRO e depois fazer a integração do sistema com a contratação de plataformas que oferecem esse serviço, ou até mesmo realizá-lo de forma interna.

Para realizar o cadastro, deve-se ter:

  • Certificado digital tipo A1 (um para cada CNPJ); 
  • TCMS (Termo de Compromisso de Manutenção de Sigilo) preenchido e com assinatura reconhecida em cartório ou assinado digitalmente; 
  • Cópia da CNH do responsável legal.

Cabe ressaltar que ainda há a obrigatoriedade da auditoria do processo junto ao Detran ou despachante credenciado na entrada para evitar possíveis fraudes. O que muda é a desburocratização, já que não há mais a necessidade de reconhecimento de assinaturas, procurações públicas, intenção de vendas ou comunicado de venda.

Para a loja, o sistema Renave permite que o seminovo já esteja em posse após a entrega. Logo, de maneira automática, o veículo já estará no CNPJ e registrado no estoque. Tudo isso facilita a comercialização do veículo devido à segurança e agilidade.

Essa rapidez e otimização fornece maior garantia ao antigo dono visto que não precisará se preocupar mais com possíveis multas depois da venda ou outros problemas capazes de afetar a carteira e seus documentos. 

A importância do Renave no cenário atual

A crise dos semicondutores tem afetado em grande escala o setor automotivo. Dessa forma, há uma redução na produção de carros novos e um maior atraso nas entregas. Há empresas que preferem até entregá-los mesmo com equipamentos faltando.

A supressão desses chips afeta diferentes setores no mundo todo, incluindo eletrodomésticos, jogos e telecomunicações. E isso começou com a redução na produção das montadoras no início da pandemia. 

No entanto, com o ensino e trabalho à distância, foi necessário aumentar e acelerar a produção de aparelhos eletrônicos para comportar essas mudanças na nova rotina. Dessa forma, os semicondutores passaram a ser produzidos visando o mercado de eletrônicos e telecomunicações.

Para ficar claro, eles são essenciais para a condução de corrente elétricas, principalmente em carros SUV. De acordo com uma matéria da Época Negócios, o Volkswagen Taos, por exemplo, possui cerca de 300 desses chips.

Essa é uma crise prevista para continuar até, pelo menos, 2023, de acordo com 56% dos líderes das indústrias de semicondutores.

Em paralelo a este cenário, há uma crescente busca por carros usados. Eles surgem como uma solução para essa instabilidade econômica e de produção causados pela pandemia. 

Após um ano de uso, os carros seminovos passaram a valorizar até 17% a mais. Esse contexto é o resultado da junção das novas realidades e tendências no mercado e no mundo. As alterações na rotina, além da crescente adesão aos carros por aplicativos e do aumento das taxas de petróleo fazem com que o sonho de ter um carro zero não seja mais tão vantajoso. 

E é justamente nesse momento em que a integração com a Renave se torna um diferencial competitivo para a sua loja. O negócio que aposta em soluções que promovem simplicidade, desburocratização e segurança sairá na frente. 

A rapidez e a praticidade permitem que a compra de seminovos seja uma boa experiência para o cliente, o que gera maior fidelização do mesmo. 

Vantagens em aderir esse sistema

Mesmo que o Renave não seja um sistema obrigatório para os Seminovos, diferente do Zero Km, ainda há algumas vantagens que colaboram com a experiência do cliente e com a otimização do processo de transferência para a sua loja.

Seguindo a linha de raciocínio apresentada no tópico anterior, o principal benefício está na otimização do processo de transferência de propriedade de veículos,. 

E isso garante maior facilidade de comercialização. Aqui o cliente poderá ter acesso ao seu estoque e identificar qual deles deseja, sem muita dificuldade, o que garante uma boa experiência.

E ainda:

  • Maior disponibilidade de investimento financeiro na melhora do atendimento devido a economia na transferência;
  • Processo ágil da transferência veicular junto ao Detran; 
  • Não há necessidade do Reconhecimento de Firma por parte do comprador; 
  • O veículo ficará disponível para venda mais rapidamente;
  • O Renave contribui com a transformação digital, para redução de custos diretos e indiretos.

E agora?

O Renave é um sistema que permite praticidade e simplicidade para a transferência veicular. O processo se torna menos moroso, o que garante mais tempo para a dedicação do aperfeiçoamento de outras áreas.

Gostou desse conteúdo e deseja entender como otimizar a transferência de propriedade de veículos? Então acesse o nosso conteúdo de blog.