fbpx
Procurar por:
Consulta veicular Renave Fácil
Consulta veicular com a Renave Fácil: saiba como funciona

A consulta veicular é uma prática que afeta o sucesso das revendas. Com ela é possível analisar as principais informações de um veículo para entender a veracidade e legalidade de seus dados. Assim, será possível eliminar custos desnecessários e prejuízos futuros. 

E a Renave Fácil pode te ajudar nesse processo! Com nosso olhar especializado, garantimos análises mais certeiras sobre os principais pontos abordados na consulta. 

Deseja conhecer mais dessa prática na Renave Fácil? Então, continue a leitura para conferir os detalhes sobre esse procedimento. 

Boa leitura!

O que é consulta veicular?

A consulta veicular é fundamental para a comercialização de automóveis. Esse processo ocorre antes do fechamento da compra, colaborando com a tomada de decisão.

O procedimento refere-se a análise do histórico completo do veículo em etapas de compra e venda. Ele é usado para garantir a segurança das negociações de veículos usados e seminovos. O que permite que o comprador saiba se o veículo conta com algum problema que pode dificultar ou até mesmo inviabilizar a compra.

Com essa consulta é possível ter acessar dados importantes, como:

  • Alterações das características do veículo;
  • Indícios de sinistro;
  • Registro de roubo;
  • Recall;
  • Histórico de quilometragem;
  • Possíveis restrições, como as judiciais pelo Renajud, e outras.

Dessa forma, contribui para o entendimento do comprador quanto ao estado real do veículo. Essa é a maneira mais segura e justa de realizar a aquisição de um automóvel para revenda em seu estabelecimento.

Isto é, imagine o seguinte cenário. Você efetua a compra de um veículo e somente depois descobre uma série de pendências. Isso irá gerar gastos inesperados.

Nesse caso, a regularização dos problemas pode comprometer totalmente a possibilidade de lucro. Isto quando a solução do imbróglio não leva semanas e, muitas vezes, até meses. 

Ou seja, a consulta veicular contribui para que a sua gestão não seja pega de surpresa. Assim, colabora para a saúde financeira do seu estabelecimento. 

Então, não corra riscos desnecessários! Tenha certeza da situação do veículo e garanta o sucesso da transação.

Destaca-se que, independentemente do porte da revenda, o objetivo do negócio sempre será o lucro e um bom atendimento ao cliente. Contudo, para atingi-lo, a compra deve ser bem feita.

E a Renave Fácil pode te ajudar nesse processo!

A Renave Fácil pode te ajudar!

A consulta veicular é um processo que pode ser realizado de maneira terceirizada. Até porque contar com o apoio de especialistas garante ainda mais segurança durante toda prática. 

Nesse cenário, os dados são analisados com maior prudência. Além disso, realiza-se um estudo comercial quanto aos aspectos e impactos dos resultados. Essa é a vantagem de contar com um olhar de quem atua no setor há anos.

Sem contar que otimiza a rotina do seu estabelecimento. Contribuindo, então, com a melhor gestão de tempo. Assim, é possível despender a atenção em atividades que exigem maior cuidado e produtividade.

E é por isso que a Renave Fácil disponibiliza a consulta veicular! O nosso objetivo é facilitar ainda mais os processos diários de nossos clientes. Logo, colaboramos, verdadeiramente, com o desenvolvimento dos negócios e do mercado como um todo.

Com a expertise da nossa equipe, por exemplo, é possível até mesmo evitar fraudes do antigo dono. O que contribui ainda mais para a avaliação estratégica da decisão.

O apoio de um estudo cauteloso, disponibilizado pela Renave Fácil, auxilia na assertividade. A pesquisa, a avaliação completa e uma boa consultoria contribuem com a resposta quanto à aquisição do veículo em questão.

Com a Renave Fácil, o processo de consulta veicular se torna mais rentável e prático. Contribuímos para o sucesso dos seus resultados ao garantirmos a obtenção de veículos seguros e legais. 

Assegurando, assim, a entrega da melhor experiência de compra ao seus clientes. E a satisfação do comprador afeta diretamente o crescimento do seu negócio no setor. 

Afinal, esse sentimento gera indicação e boas avaliações dos seus serviços. Garantindo, portanto, um bom posicionamento e destaque mercadológico.

Como esse processo funciona na prática?

Consulta veicular na prática

A Renave Fácil é parceira da Rede Cred Auto! Com isso, conseguimos oferecer o serviço de consulta veicular dentro da nossa plataforma. Para isso, disponibilizamos duas modalidades: a Cred TOTAL e a Cred ESPECIAL.

A Cred TOTAL refere-se a Base Estadual e base Nacional. Ela analisa informações como:

  • Ocorrência de furto;
  • Histórico de roubo e furto;
  • Comunicação de venda;
  • Gravame;
  • Proprietário atual do veículo;
  • Tabela FIPE + decodificador;
  • Sinistro PT;
  • Indício de sinistro;
  • Farol de parecer técnico;
  • 3 bases de leilão.

Já a Cred ESPECIAL conta com todos os itens citados na anterior e ainda:

  • Kart do veículo (alteração de cor, motor, chassi e combustível);
  • Renajud detalhado;
  • Informações sobre Recall;
  • Detran (BA, CE, DF, ES, GO, MG, MS, PA, PE, PR, RS, RJ, SC e SP);
  • Informações sobre venda direta;
  • Alerta de óbito do proprietário do veículo.

É preciso reforçar que todo esse processo ocorre dentro do nosso aplicativo e pode ser solicitado sempre que necessário. Assim, contribuímos com a geração de um laudo ágil e completo para garantir a segurança do seu estabelecimento. 

Para requisitar a consulta, basta clicar no botão “aptidão” do menu e, em seguida, selecionar a opção referente ao processo. 

Consulta veicular na plataforma

Depois disso, é preciso apenas informar a placa do veículo a ser analisado e escolher o tipo de modalidade que deseja.

No fim da busca, o resultado aparecerá automaticamente. Ainda disponibilizamos na nossa plataforma, os dados das consultas anteriores para a constante avaliação e comparação. Assim, conseguimos colaborar ainda mais para a eficiência da sua gestão.

Para realizar todo esse processo é preciso ter créditos dentro do aplicativo. Ou seja, deve-se realizar a aquisição de um pacote específico e coerente com as necessidades do seu estabelecimento. 

Contudo, para ter acesso a essa funcionalidade e os demais benefícios Renave Fácil, não será preciso pagar mensalidade!

Conte com a Renave Fácil e aposte na praticidade e assertividade diária

Como vimos no conteúdo, a consulta veicular é fundamental para proteger o seu estabelecimento

E, para tomar a decisão de maneira segura, conte com o apoio de especialistas, como os da Renave Fácil! Colaboramos com o estudo crítico dos principais pontos a serem considerados durante esse processo de compra.

Além disso, ainda auxiliamos em todo o processo de transferência veicular! Somos uma plataforma completa que atua em todas as etapas importantes para o sucesso do seu negócio. Tudo com muita economia e expertise. 

Então, entre em contato com um de nossos consultores e entenda como podemos contribuir para o crescimento do seu negócio!

Acesse e faça o cadastro na plataforma do Renave Fácil!
CRV
O que é o CRV – Certificado de Registro de Veículo?

O Certificado de Registro de Veículo (CRV) é o documento que comprova a propriedade do veículo e comunica a transferência. Ele é fundamental para a comercialização de automóveis de maneira correta e legal.

Se você ainda tem dúvidas quanto a esse documento, continue a leitura. Neste conteúdo listamos tudo que precisa saber sobre o CRV!

Confira a seguir!

 

CRV: o que é e para que serve?

CRV é a sigla para Certificado de Registro de Veículo, que, anteriormente, era chamado de DUT. Esse documento é responsável por comprovar a propriedade do automóvel, conforme aponta o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). 

É por meio dele que o órgão executivo de trânsito estadual (DETRAN) reconhece a titularidade do bem em questão. E a sua primeira emissão acontece durante o registro inicial do veículo. 

Ele deverá ser emitido novamente, de maneira obrigatória, em mais quatro casos:

  • Transferência de propriedade;
  • Mudança de município de domicílio ou residência do proprietário;
  • Alteração de qualquer característica do veículo;
  • Mudanças de categoria.

No caso de transferência é preciso adotar as providências necessárias quanto a efetivação da nova expedição em até 30 dias. A não emissão após o prazo será entendida como infração de trânsito média. O que incorre em uma multa de R$130,16 e a remoção do veículo.

Importante destacar que para a transferência de propriedade o antigo proprietário deverá, também, comunicar a venda do veículo ao DETRAN. E esse processo precisa acontecer em até 60 dias. Já nos demais casos, a prática deve ocorrer de forma imediata. 

A comunicação correta também contribui para a proteção do antigo dono. Afinal, ele pode evitar o recebimento de possíveis punições devido a infrações do comprador, assim como débitos e multas. 

Essa comunicação é certificada pela ATPV (Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo), emitida durante a venda do bem.

Para as novas expedições do CRV, além da comunicação ao DETRAN, esse processo também será informado ao RENAVAM. 

Os dados presentes no CRV, segundo o Portal Gov, são:

  • Código do RENAVAM; 
  • Nome do proprietário; 
  • Número da placa e do chassi;
  • Marca/modelo; 
  • Ano de fabricação.

 

Entenda a diferença entre CRV e CRLV

É importante saber a diferença entre CRV e CRLV para evitar confusões durante as atividades do seu estabelecimento e garantir o melhor atendimento ao seu cliente. Afinal, a correria diária pode gerar deslizes capazes de afetar a experiência dele.

Em um primeiro momento, destaca-se que o CRLV é a sigla para Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo. Ele é emitido anualmente e é destinado a identificação quanto a aptidão da circulação do veículo.

Esse processo ocorre após a quitação dos débitos. Ou seja, do pagamento do licenciamento, da Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e do Seguro  Obrigatório (DPVAT).

Já o CRV garante o registro junto aos órgãos competentes, além de documentar a compra e venda do automóvel pelo ATPV. E ele, diferentemente do CRLV, não possui uma validade. Apenas exige novas expedições nos casos citados acima.

No entanto, eles se entrelaçam em certos momentos. Por exemplo, a comunicação do novo endereço do proprietário no CRV é fundamental para realizar o novo licenciamento. Alterando, assim, o CRLV.

De todo modo, o porte é obrigatório no caso do CRLV e não do CRV, seja em modelo digital ou físico. 

Inclusive, em janeiro de 2021, o CRLV passou a ser expedido de maneira digitalizada (CRLV-e), segundo o DETRAN. Isto é, o documento não mais será emitido em papel-moeda. 

O CRLV-e, neste formato, vincula, automaticamente, o CRV e o CRLV em um único lugar. Assim, não será necessário realizar a impressão de nenhum dos dois documentos. Basta tê-los, apenas, de forma digital.

Segundo o Portal Gov, essa é uma forma de simplificar e desburocratizar a vida do cidadão brasileiro. Ainda, o processo de digitalização dos documentos colabora com a economia nacional, já que haverá a redução do uso do papel-moeda.

 

Quais são os processos necessários para emissão?

Emissão do CRV

O Certificado de Registro de Veículo (CRV) é um documento fundamental para as operações diárias do seu estabelecimento. Afinal, como vimos ao longo do texto, ele é responsável por atestar a propriedade do veículo. Logo, refere-se ao processo de transferência veicular, juntamente com o ATPV.

Leia também: ATPV: saiba o que é e como emitir

Portanto, é extremamente importante o conhecimento quanto à emissão desse documento. Ainda conforme o Portal Gov, para os veículos registrados antes de 2021, o processo continua o mesmo. 

Ou seja, quando se inicia o procedimento de venda, basta preencher o verso com os dados do comprador. Após isso, será necessário reconhecer firma no cartório. Por fim, o comprador vai ao DETRAN para efetivar a transferência.

Agora, para os carros registrados depois da data, o DETRAN expedirá o CRLV-e em formato digital. Nesse caso, o ATPV-e será expedido apenas quando o processo de comercialização for iniciado.

Para isso, será preciso solicitar, junto ao DETRAN, a emissão do documento de transferência, informando os dados do comprador. Essa etapa pode acontecer presencialmente ou por meio de um canal de atendimento digital.  

Depois, o DETRAN disponibilizará o ATPV-e para ser preenchido e com um QR Code de segurança. Por fim, deverá ser reconhecida firma no cartório e realizar a efetivação da transferência com o órgão, pelo comprador.

Para ter acesso ao CRLV-e é imprescindível a quitação de todos os débitos. No caso de pessoa Jurídica, é necessário entrar no Portal de Serviços do DENATRAN. E, em seguida, acessar no menu o “Meus Veículos”.

Na sequência aparecerá os veículos registrados no CNPJ. Basta clicar no desejado e depois baixar o CRLV. Ele poderá ser impresso em folha A4.

Para esse processo é preciso ter o Certificado Digital ICP-Brasil (A1 ou A3) no nome da pessoa jurídica proprietária do veículo.

 

E agora?

CRV e Renave Fácil

Lembre-se que, além da digitalização do CRV, o processo de transferência de propriedade também sofreu alterações nos últimos anos. Agora é preciso registrar o veículo em estoque por meio do RENAVE

O Registro Nacional de Veículos em Estoque (RENAVE) é obrigatório para o comércio de zero KM, em todo território nacional. Já para os automóveis usados, o DETRAN estadual precisa ter aderido o RENAVE.

Para entender mais sobre esse sistema, suas funcionalidades e características, clique aqui e acesse nosso conteúdo completo sobre o assunto.

Tudo sobre o Renave. Acesse e confira o infrográfico!