Plataforma Renave para seminovos e usados

Utilizar uma plataforma Renave para seminovos e usados colabora e facilita o comércio desses veículos. A correta seleção dessa ferramenta pode ajudar ainda mais na otimização desse processo. 

Neste texto listamos por que é importante aderir a este sistema, vantagens e como escolher o melhor parceiro.

Boa leitura!

Por que aderir a uma plataforma Renave para seminovos e usados?

O Renave é o Registro Nacional de Veículos em Estoque, uma iniciativa da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) com o Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO). 

O sistema foi desenvolvido e idealizado em 2015, mas só passou a funcionar em 2019, após testes no estado de Santa Catarina. O principal objetivo é modernizar o processo de compra, venda e gestão de veículos no país, garantindo segurança e agilidade. 

Dessa forma, as empresas que atuam nos processos de vendas, compras ou consignação de veículos podem fazer o uso de uma plataforma Renave. A comercialização do automóvel com apoio no sistema é simplificada. Isso porque após a correta adoção ao novo registro, o veículo já estará pronto para ser ofertado. 

Para o cenário favorável à comercialização dos seminovos, já que eles estão sendo valorizados em 28% após um ano de uso, a ferramenta é capaz de ajudar a prosperar nessas oportunidades e a potencializar os resultados do estabelecimento.

Seja para seminovos, usados ou Zero KM, o sistema Renave garante maior segurança e praticidade. 

Entretanto, é necessário reforçar que o RENAVE para seminovos e usados só está disponível para a integração com o Detran de alguns estados, por enquanto. São eles:

  • Espírito Santo; 
  • Goiás;
  • Mato Grosso; 
  • Mato Grosso do Sul; 
  • Pernambuco; 
  • Santa Catarina.

A plataforma Renave também é responsável por realizar a transferência veicular de maneira simples, ágil e segura. Seja para automóveis novos ou não, a ferramenta colabora com a desburocratização desse processo. 

Benefícios de contar com a plataforma Renave ideal

A plataforma Renave para seminovos e usados será responsável por realizar a ponte com o banco de dados nacional. Sendo assim, a ferramenta deve ser capaz de facilitar o dia a dia de trabalho do garagista e solucionar as principais dores. O objetivo é colaborar com as tarefas diárias sem atrasá-las ou atrapalhá-las. 

Assim será possível despender o tempo em outras atividades tão necessárias quanto. Como, por exemplo, estudos de tendências do mercado e estratégias para melhorar a experiência do cliente. 

Com o processo mais prático, o veículo estará disponível para venda mais rapidamente. Além disso, a transformação digital desse processo colabora para a redução de custos diretos e indiretos. 

A otimização facilita a viabilização da escrituração eletrônica dos livros de registro de movimentação, de entradas e saídas dos veículos. O artigo 330, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), portanto, é respeitado. Além dele, há mais algumas bases legais que norteiam o Renave, como a Resolução CONTRAN nº 797 de 2 de Setembro de 2020 e a Resolução do CONTRAN nº 818 de Março de 2021.

Em resumo, utilizar uma plataforma Renave para seminovos e usados colabora com:

  • A desburocratização da transferência de propriedade, conectando diretamente a base de dados dos órgãos competentes;
  • Garante maior segurança e confiabilidade ao estabelecimento e consumidor final;
  • Formaliza a compra e venda de veículos;
  • Torna desnecessário procurações e reconhecimento de firma devido à integração automática com a Receita Federal e o Detran.

O que considerar na hora de escolher a plataforma Renave ideal?

Tendo em vista o papel e os benefícios de uma plataforma Renave para seminovos e usados, listamos a seguir alguns atributos para considerar durante a seleção da ferramenta ideal. Confira!

1 Credibilidade

Credibilidade deve ser uma das principais características a ser analisada durante a pesquisa de qualquer serviço. Este é um atributo que fornece segurança e tranquilidade no decorrer da seleção. 

Por isso, opte pela plataforma Renave que esteja presente neste setor desde o começo dos testes, em 2019. E que, além disso, conte com uma equipe especializada atuante no mercado automotivo há anos. 

Por fim, procure analisar o feedback e as avaliações de quem já é cliente. Conhecer a experiência de outros pode te ajudar a tomar a sua decisão de maneira mais assertiva e convicta.

2 Suporte técnico 

Apesar da integração com o Renave ser um processo simplificado, contar com parceiros que garantam suporte técnico especializado contribui com as suas atividades diárias. 

Avalie se há equipes experientes, diferentes canais de comunicação e uma central de ajuda completa. Assim, o processo de transferência de propriedade será ainda menos moroso e burocrático.

Sendo assim, qualquer dúvida, problema ou questionamento poderá ser feito diretamente a este suporte. 

3 Atendimento personalizado

Seguindo a característica anterior, o atendimento personalizado complementa a necessidade de facilidade para contato com esses especialistas.

Dessa forma, procure por uma plataforma Renave para seminovos e usados que asseguram apoio por meio de um atendimento mais personalizado e consultivo. Esses profissionais precisam estar disponíveis para colaborar com o seu negócio, garantindo eficiência, agilidade e prática no contato.

Portanto, a equipe da ferramenta deve priorizar uma comunicação simplificada e de fácil compartilhamento de informações. Tudo de maneira clara e resolutiva!

4 Possibilidade de terceirizar o credenciamento no SERPRO

O credenciamento no SERPRO também é um processo simplificado, mas que ainda gera certas dúvidas. Ele é o primeiro passo para a correta adesão do Renave, sendo um dos principais pré-requisitos. 

Logo, analise a plataforma Renave ideal e veja se ela disponibiliza a terceirização dessa etapa. Esse é, inclusive, um atributo que está interligado ao suporte de qualidade. Assim você contará com especialistas durante todo o processo de habilitação ao novo sistema.

Procure ainda pela plataforma que permita realizar este cadastro sem custos adicionais, promovendo maior eficiência e economia durante todas as fases.

Bônus: detalhes que fazem a diferença

Além das características citadas acima, é possível acrescentar mais alguns detalhes que simplificam ainda mais a adesão ao sistema e colaboram com a rapidez dos processos.

Assim, analise se a plataforma Renave para seminovos e usados escolhida disponibiliza:

  • Operação na nuvem: assim não haverá servidores e nem preocupações com espaço e atualizações;
  • Integração com o DMS: o que possibilitará a integração ao DMS através do API Restful;
  • Política de segurança de dados: logo, você estará preparado para atender as diretrizes da LGPD;
  • Fácil utilização: disponibiliza dicas, passo a passo e ainda possui uma interface intuitiva.

Com todos esses atributos você conseguirá focar em outras atividades que precisam de atenção, sem se preocupar com falhas e erros. Ou seja, contar com uma plataforma Renave significa ter um parceiro capaz de potencializar e ampliar a comercialização dos veículos. Principalmente neste momento promissor para a compra e venda dos seminovos e usados.

E a Renave Fácil é capaz de oferecer tudo isso e muito mais. Ficou curioso? Então realize agora o cadastro na nossa plataforma.