4 pontos para ter sucesso no mercado de veículos

O mercado de veículos é flexível e altamente mutável. Suas constantes transformações são derivadas dos mais diversos fatos. 

Logo, garantir o correto funcionamento do seu negócio, independente da conjuntura, é o que promoverá o sucesso no setor. 

Ficou curioso? Então continue a leitura para conferir as principais questões sobre o assunto, bem como 4 pontos que promovem o alto desempenho da sua empresa. 

Como garantir o sucesso no mercado de veículos?

O mercado de veículos é um setor instável. Isso porque ele depende muito das movimentações econômicas e condições geopolíticas. Pois, a volatilidade dessas condições faz com que ele permaneça em constante oscilação. 

Então, garantir o sucesso no mercado de veículos requer um olhar atento, planejamento e investimentos em ferramentas que contribuam para a operação diária. Tudo que for possível otimizar e automatizar precisa ser praticado e aderido. 

Apenas para exemplificar, podemos citar uma análise realizada pelo InfoMoney. Entre janeiro a setembro de 2021, se comparado com o mesmo período de 2022, a coluna aponta uma queda nas vendas de veículos de, em média, 5%. 

Entretanto, ao mesmo tempo foram constatados 5% de crescimento em São Paulo e 10% em Minas Gerais. Enquanto isso, as demais 25 unidades federativas obtiveram retração. 

Essa variação nacional demonstra que, mesmo em estados diferentes, pode-se ter um setor mais favorável ao crescimento do que o outro. Muitos fatores influenciam estas alterações. Como, atividades econômicas de cada estado, perfil de comprador, tipo de área (urbana, rural ou ribeirinha), fiscalizações estaduais e outros.   

E claro, ainda cabe mencionar a crise de semicondutores, recentes saídas de fábricas importantes do país e o aumento da valorização dos seminovos. 

Tudo isso torna, em alguns casos, o setor automotivo imprevisível. Ter um estabelecimento ou uma concessionária de alto desempenho, independente do cenário, é fundamental para garantir o sucesso do negócio.

Por isso, o aumento das vendas no mercado de automóveis só é atingido quando há, de fato, uma gestão e planejamento estratégico que visam garantir o desenvolvimento do negócio. 

Logo, é essencial ter alta capacidade de organização, agilidade para acompanhar os fluxos, atenção a diversas áreas, e conhecimento quanto aos processos da empresa. 

Portanto, confira a seguir 4 pontos que colaboram para o sucesso do seu negócio no mercado de veículos. 

1 Atualização do time 

Como vimos anteriormente, a atualização quanto ao mercado é fundamental para identificar oportunidades de crescimento mesmo em cenários mais imprevisíveis. 

Para reforçar esse processo, é essencial que não somente a gestão, como, também, os colaboradores estejam inteirados quantos as tendências e mudanças do mercado, consumo e perfil de clientes.

Para isso deve-se investir em constante capacitação e treinamento. Essa é uma técnica essencial para o desenvolvimento e aprimoramento de habilidade. Além disso, essa prática demonstra valorização do crescimento profissional do colaborador.

Assim como também é necessário incentivar a atualização com programas de bonificação. Afinal, um funcionário engajado tende a ser muito mais proativo e eficiente. 

Mas tenha em mente que quando falamos sobre atualização, qualificação e capacitação, estamos falando sobre o conhecimento do profissional, seja ele técnico ou não. 

Logo, ele deve conhecer informações sobre produtos, serviços, processos, metas, objetivos organizacionais e de vendas, além de tudo aquilo que seja importante para que garanta alta performance.

Dessa forma, é imprescindível o investimento em uma comunicação interna eficiente para assegurar o  fácil compartilhamento dessas informações, resultando em maior clareza dos procedimentos e organização.

2 Qualidade do atendimento ao cliente

O segundo ponto para obter sucesso no mercado de veículos é a qualidade do atendimento ao cliente. Isso porque esse atributo é fundamental para a construção de uma boa experiência de compra e, consequentemente, fidelização. 

Tudo isso também gera, indicação e boas avaliações dos seus serviços. O que contribui para o destaque mercadológico e competitividade. Essa afirmação é confirmada por 73% dos líderes das empresas! 

Eles dizem haver uma relação direta entre o atendimento ao cliente e o desempenho dos negócios, segundo a Zendesk. Isso porque, mais de 60% dos clientes contam que agora têm padrões mais altos de atendimento.

Da mesma forma, 54% dos consumidores comprariam de concessionárias que oferecem melhores experiências, se comparado com preços mais baixos. 

E 97% dos revendedores concordam que a experiência do cliente no departamento de serviço é importante para sua concessionária, conforme demonstram os dados da CBT News.

Por isso, é imprescindível a aposta em soluções, tecnologias, ferramentas e plataformas que contribuam para a experiência e atendimento ao cliente.

Como, por exemplo, possibilitar um atendimento multicanal, seja por e-mail, chatbot, WhatsApp ou redes sociais. Além de disponibilizar a opção preferida do seu cliente para contribuir com a comodidade do mesmo. Até porque, segundo a Zendesk, 93% deles gastarão mais com empresas que oferecem sua opção preferida de atendimento. 

Também aposte no pós-venda para acompanhar o sucesso do seu cliente e pedir feedbacks. Assim você conseguirá demonstrar importância para o opinião dele e compromisso com a melhoria contínua.

3 Gestão de estoque 

A gestão de estoque é o terceiro ponto mais importante para o sucesso das vendas de veículos. Até porque essa é a prática referente ao controle de custos para o aprimoramento da qualidade dos produtos guardados na empresa.

Por isso, o principal indicador desse processo é o giro de estoque. É ele que determina a lucratividade do seu negócio no mercado de veículos. Isso porque, o automóvel que permanece estacionado no pátio por maior tempo, terá um maior gasto devido à desvalorização e perda do potencial.

Mas apenas o tempo não será suficiente para analisar o giro. É preciso considerar também as características de cada veículo para afirmar o índice mais saudável para cada modelo.

A dica aqui é investir em soluções tecnológicas para contribuir com a atualização do estoque e eliminar erros humanos. Além disso, é importante mapear processos e simplificá-los, engajar os vendedores e planejar bem as compras. 

Com isso, o gestor conseguirá equilibrar o estoque, manter o giro alto, garantir o alcance de oportunidades de vendas e a saúde financeira do negócio.

4 Agilidade no processo de venda e transferência

Por fim, para promover os melhores resultados do seu negócio no mercado de veículos, aposte na otimização da transferência veicular. Essa é uma etapa burocrática e com alguns passos morosos que podem atrapalhar a experiência de compra do cliente. 

Sendo assim, promover a agilidade e facilidade desse processo é fundamental para o sucesso do seu negócio. E mais uma vez a tecnologia se torna a protagonista nesse cenário. Afinal, ela é a responsável por gerar automatização das etapas, além de proporcionar históricos para estudos, análises e tomadas de decisões assertivas.

Ferramentas, plataformas e softwares de gestão centralizam e compartilham as informações, ao mesmo tempo que resultam em uma melhor gestão de tempo. 

Assim, os vendedores e gestores poderão focar em outras atividades que exigem mais atenção. Como, por exemplo, a identificação de gargalos, pontos de melhoria e oportunidades de crescimento.

É nesse contexto que o RENAVE promove a agilidade no processo de transferência veicular. Com ele, o automóvel já estará pronto para o estoque após o registro. Isso facilita a comercialização do mesmo graças ao registro rápido e de custo reduzido. 

Em resumo, o Registro Nacional de Veículos em Estoque (RENAVE) é um sistema digital idealizado para simplificar o processo, e modernizar a compra, venda e gestão de estoque de veículos.

Deseja saber mais sobre o assunto? Então clique aqui para realizar o download gratuito do nosso infográfico com as principais informações sobre o RENAVE.