Indústria automotiva: tendências para 2023

A indústria automotiva faz parte do desenvolvimento econômico do Brasil. Entender seu papel no país é fundamental para acompanhar as mudanças e, consequentemente, as tendências. 

Assim, será possível construir um planejamento para 2023 que visa alcançar ainda mais crescimento e rentabilidade do seu negócio junto ao setor. 

Pensando nisso, listamos a seguir as expectativas e tendências para a indústria em 2023. Continue a leitura para conferir!

O que esperar da indústria automotiva em 2023?

A indústria automotiva possui grande importância para a economia brasileira. Segundo o BNDES, nos últimos anos, o setor automotivo representou cerca de 5% do produto interno bruto (PIB) brasileiro. E ainda, foi o responsável por 20% do PIB da indústria da transformação.

Além disso, o Brasil é o 10º produtor mundial, o 8º no mercado consumidor do mundo e o 4º maior mercado desde 2014!

Dados do anuário da Anfavea afirmam que no país há 27 empresas fabricantes de veículos, com 486 empreendimentos de autopeças (empresas associadas ao Sindipeças) e mais de 4.890 concessionárias. Ou seja, são gerados mais de 1,2 milhão de empregos e um faturamento de mais de R$ 39 bilhões!

A expectativa é de que, em 2023, esses números aumentem. Isso porque a previsão é de que o setor supere a projeção de 2,14 milhões de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus emplacados em 2022, conforme aponta o Automotive Business.

E mesmo com restrições no acesso e aumento do endividamento familiar, as vendas permaneceram altas. A resposta para este comportamento do consumidor está na demanda reprimida causada pela produção reduzida devido à carência de semicondutores.

Inclusive, é preciso mencionar que está prevista a permanência da crise dos semicondutores para 2023, apenas com uma melhora após o segundo semestre. Infelizmente, esta é ainda a maior limitação de produção do setor.

De qualquer forma, só em setembro de 2022, 194 mil unidades de veículos foram vendidas, resultando em uma evolução de 25,1% se comparado com o mesmo período do ano anterior. Esse foi o oitavo mês consecutivo de crescimento nas vendas.

Somados a isso, a média diária de emplacamentos expandiu e alcançou 9,2 mil unidades por dia. E nos primeiros nove meses do ano, o setor alcançou 1,50 mil emplacamentos.

Principais tendências do setor automotivo para o próximo ano

Mesmo com algumas incertezas quanto ao acesso de créditos para os consumidores e aumento de endividamento, alta de inadimplência e falta de semicondutores, a expectativa é de uma conjuntura otimista para a indústria automotiva. 

Os especialistas acreditam que o cenário será revertido e contornado antes que essas questões se tornem de fato problemas. Afinal, há uma certa diminuição na inflação que poderá gerar redução na taxa básica de juros e melhora na inadimplência. 

Diante dessas mudanças, é possível apontar algumas tendências do setor automotivo que devem impactar tanto as concessionárias quanto os lojistas em 2023. Conhecê-las antecipadamente garante maior planejamento e controle na saúde financeira do seu negócio. 

Confira a seguir a lista! 

Permanência do aumento nas vendas de seminovos

indústria automotiva

A compra de seminovos continuará sendo tendência da indústria automotiva no próximo ano. Afinal, ainda haverá a crise de semicondutores que resulta no aumento dos preços dos carros novos e na falta de produção.

Portanto, a expectativa é de que o consumidor continue apostando nos veículos seminovos. Como resultado desta crise, esses modelos de carro foram valorizados em até 17% após um ano de uso. 

Ou seja, tem se tornado mais vantajoso adquirir um seminovo visando atingir o sonho de ter um carro próprio de maneira acessível.

Eletrificação e conectividade

A eletrificação dos automóveis é a principal tendência da indústria automotiva, não só para 2023 como para os próximos anos também. Isso se dá devido ao novo comportamento do consumidor e da sociedade. 

Isto é, hoje eles estão mais atentos aos impactos ambientais e as mudanças climáticas ocasionadas pelas emissões de gases do efeito estufa. Dessa maneira, o setor tem realizado a transição do motor a combustão para elétricos.

Assim, surgiram os motores híbridos, elétricos com um ou dois motores, híbridos com etanol (recentemente apontado pela Fiat como um plano de lançamento para 2023) e recarregáveis pela energia do freio.

Dados da Anfavea, citados pela Garagem 360, afirmam que até 2035, a expectativa é de que os carros movidos a gasolina reduzam de 88% para 2% nos EUA. Já no Brasil, há mais de 70 modelos elétricos disponíveis, podendo chegar até 100 no fim do ano.

Por isso, a expectativa é de que a indústria automotiva realize mais testes e invista mais na montagem e prototipagem de modelos que gerem menos efeitos ao meio ambiente. Atendendo, da mesma forma, outro mais novo comportamento do consumidor: conectividade.

Com a população cada vez mais digitalizada, as montadoras precisam ser capazes de idealizar modelos que utilizam recursos e serviços digitais. Isto é, eles esperam veículos com autonomia, eletrificados, ecológicos e conectados.

Experiências do consumidor

A experiência do consumidor tem se tornado assunto de discussão com o passar dos anos. Em diferentes áreas esse tema é a grande preocupação dos negócios que visam rentabilidade e sucesso nos resultados. 

Para a indústria automotiva esse cuidado só tem aparecido ultimamente. Mas entenda! As montadoras e fabricantes de automóveis já compreendem que a experiência do usuário é fundamental para cativar possíveis novos compradores. O que falta aqui é os estabelecimentos de comercialização de veículos entenderem essa importância também. 

Isto é, sua loja ou concessionária, deverá investir em soluções que simplificam a vida do consumidor, o fidelizando. Afinal, cliente satisfeito indica! Por isso, é fundamental que seu negócio saiba como garantir que o processo de comercialização se torne mais simples, ágil e econômico para o seu cliente. 

Digitalização das empresas

Lembra que abordamos sobre o comportamento do consumidor quanto a conectividade? Pois bem! Ele não deseja apenas que isso aconteça nos carros adquiridos, mas também nos serviços prestados. 

Portanto, aposte na tecnologia para tornar suas atividades mais produtivas, rápidas e para melhor se conectar com os clientes. Investir em ferramentas tecnológicas de gestão, que aprimoram os processos, permite agilidade e eficiência. 

A digitalização das empresas do segmento também é fundamental para guiar o cliente durante a jornada de compra e assegurar a excelência na experiência do consumidor, como abordamos acima.  

Assim, você estará assegurando comodidade para o comprador, possibilitando que escolha a forma de atendimento e como deseja manter o relacionamento.

Como atender as demandas?

Os estabelecimentos precisam oferecer serviços cada vez mais digitalizados e focados na experiência do consumidor. Só assim será possível garantir a saúde financeira do negócio, ao mesmo tempo em que promove produtividade para suas atividades diárias. 

Portanto, também é fundamental investir em uma plataforma Renave capaz de realizar a integração de comunicação dos estabelecimentos com o Renave-WS (Serpro) e o SENATRAN e DETRAN. 

E se você ainda tem dúvidas quanto ao Renave, recomendamos que baixe gratuitamente o nosso infográfico sobre o assunto: