O que é VDP e como usá-lo?

O VDP é uma ferramenta poderosa para aumentar as suas vendas. Ela refere-se à página de detalhamento do veículo. Começar a usar esse artifício corretamente irá promover maior desempenho ao seu time comercial e destaque mercadológico. 

Ficou curioso e deseja saber mais? Então continue a leitura para entender melhor sobre essa ferramenta e os efeitos dela no seu negócio. No fim, você ainda terá acesso a dicas de como criar e usar esse recurso. 

Boa leitura!

Mas afinal, o que é VDP?

O VDP é a sigla para as palavras em inglês “Vehicle Detail Page”. Na tradução literal, em português, significa “página de detalhamento do veículo”. Ou seja, o termo refere-se à página mais importante do site do estabelecimento. Logo, entender como usá-lo é fundamental para o aumento das vendas. 

Cabe ressaltar que, segundo dados apresentados pelo G1, 61% dos brasileiros compram mais pela internet do que em lojas físicas! Sendo que 78% deles afirmam realizar esse processo uma ou mais vezes por mês.

Muito dessa mudança de hábito está diretamente relacionada às transformações digitais causadas pela pandemia. Mas, além disso, essa é uma prática que deve continuar crescendo por conta da comodidade. Afinal, 72% contam que fazem essa escolha pela praticidade de comprar sem sair de casa.

Então, se esse é o comportamento de compra atual dos consumidores brasileiros, podemos dizer ser mais do que necessário a presença do seu negócio no ambiente online, certo? E é nesse cenário atual em que o VDP ganha grande destaque. 

É uma página online destinada à venda de um veículo. Ela precisa ser bem organizada, ter recursos visuais de alta qualidade e todas as informações importantes sobre o produto que está sendo anunciado. 

Aqui, por exemplo, é possível até utilizar imagens 360º para demonstrar as áreas dos veículos. Para os carros usados, essa, inclusive, pode ser a melhor forma de assegurar o fechamento do negócio.

Vale destacar que o VDP pode ser inserido em seu site, portais de vendas e até mesmo em redes sociais. O importante é contar todos os detalhes que vão colaborar com a decisão de compra.

Lembre-se que a compra de um carro, muita das vezes, significa a realização de um sonho. Portanto, a relutância e o cuidado durante esse processo fazem parte do comportamento esperado dos possíveis clientes.

Quais são os efeitos da página de detalhamento do veículo?

O VDP chega para simplificar e agilizar o processo de compra, aumentando as chances de concretização da venda. Ele precisa ser atraente e esclarecedor para o usuário que está decidindo qual veículo adquirir. 

O Vehicle Detail Page aborda tudo sobre um veículo. Para isso, conta com fotos, vídeos, especificações e detalhes que impactam na decisão de compra. Mas, lembre-se, não é para mentir nesse espaço! Isso pode gerar o efeito contrário e até má reputação para o seu estabelecimento. 

O importante é destacar as qualidades do automóvel, também apontando algumas falhas, no caso dos usados e quando existirem. Tudo isso não só ajudará o cliente a tomar a decisão, como irá fidelizá-lo. 

Isto é, o VDP colabora com a transparência das informações e com a autonomia do usuário. Nem sempre, no ambiente online, ele irá desejar entrar em contato com  o atendimento para solucionar dúvidas. Isso gera maior segurança na escolha e o deixa mais confiante em realizá-la com o seu estabelecimento. 

Ou seja, a experiência de compra dele é aprimorada! E como sabemos, esse é um sentimento que deve ser explorado pelos negócios. Isso porque a satisfação faz com que os clientes realizem boas avaliações online dos seus serviços. O que colabora com a aquisição de novos clientes e destaque mercadológico. 

Além disso, segundo dados da Zendesk, 66% dos clientes que ficaram satisfeitos recomendaram a marca para outras pessoas. E 51% deles passaram a comprar mais vezes e a usar mais os produtos e serviços daquela empresa.

É claro que tudo isso colabora com a competitividade do mercado. Basta imaginar a quantidade de negócios que podem comercializar o mesmo veículo que o do seu estabelecimento. Então, quanto mais detalhado e atrativo for a sua VDP, maiores serão as chances do cliente escolher o seu comércio no lugar da concorrência.

Como criar e usar o Vehicle Detail Page?

Com base nos efeitos causados por um bom VDP e a crescente digitalização do setor, a seguir reunimos algumas dicas de como criar e usar essa ferramenta. Confira a lista!

Capriche no anúncio online 

A primeira dica para criar e usar bem o seu VDP refere-se aos anúncios online. Em muitos momentos eles serão os responsáveis por direcionar o possível cliente para a sua página.

Então, capriche nesse momento para encantar os futuros compradores e atraí-los para a página do seu estabelecimento. Em portais de venda online, caso coloque sua VDP lá, será ainda mais importante ter esse cuidado devido à alta concorrência nesses espaços.

Aposte nos elementos visuais

E como temos visto ao longo do texto, o visual da sua VDP é o que irá garantir maior atenção dos usuários. Ele, juntamente com um bom descritivo, soluciona todas as dúvidas e demonstra, em detalhes, o veículo em questão.

Por isso, coloque na sua página de detalhamento do veículo fotos e vídeos. Vale destacar que não precisa ser, necessariamente, profissional. Basta fotografar o veículo de diferentes ângulos, com uma boa resolução e foco em todos os detalhes. 

O mesmo acontece com os vídeos. O importante é gravar cada canto do carro para confirmar a veracidade das informações, principalmente quanto ao interior do carro, motor e particularidades técnicas. 

E como vimos anteriormente, ainda é possível utilizar, com a ajuda da Inteligência Artificial (IA), artifícios mais interativos e inteligentes, como as imagens 360º. Para saber mais sobre a IA, clique aqui e acesse nosso conteúdo de blog sobre o assunto.

Trabalhe bem o descritivo

Por fim, mas não menos importante, trabalhe bem o descritivo do seu VDP. Ele é um complemento fundamental para o visual da sua página. Acrescente informações que não foram apresentadas nos outros recursos, como formas de pagamento, condições especiais, localização e dados mais técnicos.

A dica é pensar como o seu cliente. Ou seja, avalie o que escreveu e veja se você realizaria a compra a partir de todas as informações que estão na página ou se ficaria com dúvida em tal ponto. 

Neste ponto, quanto mais detalhes, melhor! Esse é um tipo de compra que exige cuidado e atenção do cliente. Ele vai querer saber de tudo antes de tomar a decisão. E o objetivo do VDP é facilitar esse processo e promover a produtividade dos seus vendedores.

E agora?

Neste texto abordamos a importância do VDP para o aumento das vendas de veículos. O uso assertivo dessa ferramenta colabora para a rentabilidade e escalabilidade do seu negócio.

E para completar as dicas apresentadas e garantir ainda mais vendas, veja nosso conteúdo sobre alta performance de vendas de veículos. Com ele você terá acesso a boas práticas que vão ajudar o seu time comercial a ter maior desempenho. Clique aqui para acessar o blog!