fbpx
Procurar por:
Saiba como contribuir com a produtividade de vendedores da concessionária

A produtividade de vendedores da concessionária vai além dos impactos percebidos superficialmente. A falta de desempenho e performance de seus colaboradores pode causar danos à saúde financeira do seu negócio. 

Ficou curioso? Então continue a leitura para conferir as principais informações sobre o assunto e que corroboram para o argumento acima. 

Boa leitura!

Você sabe quais são os impactos causados pela produtividade de vendedores da concessionária?

A produtividade de vendedores da concessionária sempre será uma preocupação no setor. Isso porque, esse problema gera perdas de oportunidades. 

É simples! Um vendedor improdutivo demora para realizar suas tarefas diárias, deixando passar a possibilidade de contato com possíveis clientes que chegam ao estabelecimento. 

Dessa maneira, um outro profissional deverá realizar a abordagem no lugar do anterior, o sobrecarregando. 

Tudo isso reduz a qualidade das entregas, de atuação e negociações. Um vendedor com falta de desempenho não foca nas necessidades dos clientes e não o ajuda a encontrar a melhor solução. O deixando, então, insatisfeito e com uma experiência ruim. 

E, atualmente, a experiência do cliente é o principal termômetro para o sucesso dos negócios. Esse é um fator que vem se tornando cada vez mais relevante nas tomadas de decisão, com o passar dos anos.

Segundo números da Zendesk, relacionados a 2022, mais de 60% dos consumidores desistirão de uma empresa depois de uma má experiência de atendimento. Isso representa um acréscimo de 22% em relação a 2021.

O que significa que a exigência tem aumentado. Afinal, as expectativas dos clientes também têm sido ampliadas devido a transformação digital do setor. Logo, eles estão intolerantes ao erro, reivindicando menos experiências frustrantes.

E quando há esse problema, tenha a certeza de que haverá, também, impactos no posicionamento mercadológico da concessionária. Até porque, cliente satisfeito ou não, faz indicações e avaliações online. Então, em casos de transtornos, será difícil garantir a aquisição de novos clientes.

Dados da ANFAVEA apontam que, no país, já são mais de 4.890 concessionárias. Esse número reforça a competitividade do setor e, portanto, a necessidade de garantir a melhor imagem mercadológica possível.

Em resumo, a falta de produtividade é capaz de gerar prejuízos em cadeia, chegando até a danos consideravelmente importantes à saúde financeira do negócio. 

Como estimular a produtividade de vendedores?

Como vimos acima, a falta de produtividade de vendedores pode gerar grandes impactos ao seu negócio. 

No entanto, cabe reforçar que é completamente normal o profissional não ser produtivo 100% do tempo e em todo momento. O problema está na recorrência desse cenário. 

E é nesse ponto em que você poderá ajudar a garantir que os níveis de produtividade permaneçam aceitáveis.

Por isso, reunimos a seguir uma lista de dicas que colaboram para o estímulo do desempenho de seus vendedores da concessionária. Confira!

Realize o mapeamento dos processos

O primeiro passo para a garantia de estímulo da produtividade de vendedores da concessionária é o mapeamento dos processos. É nesse momento que você deverá encontrar o que tem atrapalhado os seus colaboradores. 

Por isso, avalie os processos de venda, entendendo as práticas diárias do seu time. O intuito é encontrar falhas, para eliminá-las através de diferentes técnicas.

Importante também, colher informações e feedbacks dos vendedores. Converse com sua equipe para compreender quais são as suas principais dores nas operações diárias e se eles também possuem ideias de como solucioná-las.

Em paralelo, avalie os principais indicadores de vendas da sua concessionária para estudar todo o processo com base em dados reais.

Em seguida, pense em soluções para esses problemas, gerando agilidade e otimização. Isto é, avalie técnicas, ferramentas e etapas que colaboram e ampliam as habilidades de cada um.

O ideal é, durante esse período, ajudar os seus vendedores a gerir seu tempo e disponibilizar instrumentos para que façam isso. Estabeleça também, um sistema que priorize as etapas, para facilitar a organização diária.

Por fim, avalie a configuração de equipes e competência de cada profissional. Em muitos casos, às vezes, a troca poderá ser mais benéfica, incentivando a produtividade.

Mude a cultura organizacional

Após toda a análise anterior, deve-se mudar a cultura organizacional da sua concessionária para, assim, promover a produtividade de vendedores. 

Isso porque, um ambiente de trabalho que não estimula o desenvolvimento profissional, que reprime a proatividade e a sugestão de melhorias, ou que, até mesmo, apenas culpabiliza os funcionários é desmotivador. 

Ninguém consegue trabalhar com tranquilidade quando se está em um ambiente desconfortável, certo? Portanto, estabeleça conversas, peça opiniões dos colaboradores e os mantenha informado sobre cada mudança e alteração. 

Assim eles se sentirão mais confortáveis, motivados e engajados. O que, consequentemente, aumenta sua produtividade.

Invista em capacitação

A capacitação é uma estratégia fundamental para o alcance da produtividade de vendedores. É por meio dela que se assegura o desenvolvimento profissional e pessoal dos seus colaboradores. 

Aqui você poderá destacar as habilidades que contribuem para o desempenho e incentivar o desenvolvimento de novas. Para saber qual delas precisará focar, basta analisar as informações coletadas durante o mapeamento dos processos e a identificação de falhas.

Para isso, é possível contar com parceiros que disponibilizam palestras e workshops, ou com plataformas de cursos online. Você poderá, também, oferecer conteúdos de apoio, como eBooks, Guias e infográficos. 

Tudo isso não só colabora com a produtividade de vendedores, como, também, gera motivação e evolução.

Crie programas de incentivo

Uma boa forma de colaborar e estimular a produtividade de vendedores da concessionária é através de programas de incentivo. Ou seja, de bonificações.

Avalie, antes de mais nada, a viabilidade financeira de comissões e coloque em prática. O ideal é conversar, antes da aplicação dessa técnica, com os seus colaboradores para deixá-los ciente das mudanças e para que se sintam confortáveis.

Para colocar o programa em prática estabeleça metas de vendas e objetivos. Muitas das vezes, nem precisa ser uma quantidade específica de negócios por mês. Pode ser um número X de leads abordados, por exemplo. 

Mais uma vez, utilize as informações coletadas durante o mapeamento de processo e use como base na construção de metas. Estimule o alcance das mesmas para garantir as melhorias necessárias que foram encontradas na etapa anterior.

No entanto, lembre-se da mudança da cultura organizacional. Não deixe que isso se torne uma ferramenta de punição. Muito pelo contrário! 

É fundamental que essa técnica não seja levada em consideração durante as análises de performance. E que, sim, seja o incentivo necessário para a garantia de desempenho.

Disponibilize boas ferramentas

Por fim, disponibilize as melhores ferramentas e recursos para que as operações diárias tenham maior automação e otimização. E, assim, que o tempo do seu vendedor seja melhor direcionado a atividades que exigem mais atenção.

Para isso, conte com uma plataforma RENAVE (Registro Nacional de Veículos em Estoque) para tornar o processo comercial ainda mais rápido, produtivo e simplificado. 

Esse é o sistema responsável por gerar uma base nacional capaz de viabilizar a comunicação, registro, controle e acompanhamento das transações comerciais de veículos. Lembrando que a adesão ao RENAVE é obrigatória para a venda de carros Zero KM.

A transferência veicular, com a ajuda de uma plataforma terceirizada e especializada, será descomplicada, desburocratizada e mais segura. Isso porque, esse apoio facilita o dia a dia dos seus vendedores, evitando atrasos e confusões nas tarefas diárias.

Isto é, a contratação de uma empresa para essa integração promove o contato direto com uma equipe perita, garantindo ainda mais agilidade e assertividade.

Para te ajudar a escolher o sistema RENAVE ideal para a sua concessionária, desenvolvemos um conteúdo de blog com dicas e pontos necessários para analisar durante esse processo. Clique aqui para ter acesso ao conteúdo.

Como se preparar para a crescente digitalização do setor automotivo?

A digitalização do setor automotivo tem se destacado cada vez mais. O mercado tem começado a incentivar e a recompensar aqueles estabelecimentos que fazem o uso de tecnologias para aprimorar seus processos diários. 

Ficou curioso? Então continue a leitura para compreender mais um pouco sobre o conceito e conhecer as principais dicas que vão te ajudar a se preparar para a adoção dessa transformação. 

Confira a seguir!

Mas afinal, o que é digitalização?

A digitalização é um conceito que diz respeito à utilização das tecnologias, canais e plataformas digitais visando solucionar problemas e gargalos. Para isso, elas promovem otimização e automatização de diferentes processos e operações de uma empresa. 

Esse conceito é o resultado direto da transformação digital (TD). Isto é, a digitalização é o processo que visa garantir o melhor desempenho dos resultados. Enquanto isso, a TD é a mudança cultural e empresarial que compreende que o uso de tecnologias é fundamental para garantir produtividade, alta performance, agilidade e eficiência.

Mas ambos são consequências de um mercado cada vez mais modernizado. Muito disso se dá a necessidade de adaptação dos consumidores às soluções tecnologias durante o distanciamento social, causado pela pandemia. 

Por isso, atualmente, 64% preferem ser atendidos através de canais digitais, por exemplo, segundo dados mencionados pelo portal Terra. Isso fez com que aumentasse a exigência em torno da modernização dos estabelecimentos no setor automotivo.

O que significa que apenas um bom serviço/produto não é mais o suficiente para o novo perfil de consumidor. Agora o que eles desejam é que as empresas e marcas atuem de maneira consciente e utilizem em seus processos a tecnologia.

Isso aguçou, também, mais um novo comportamento. Esse perfil de cliente, hoje, compartilha ainda mais os conteúdos e realiza, com maior frequência, as avaliações online dos mais diferentes tipos de serviço.

Apostar na digitalização é fundamental para garantir destaque mercadológico, saúde financeira e melhores oportunidades de negócio.

No setor automotivo podemos citar o RENAVE (Registro Nacional de Veículos em Estoque), que nasceu da digitalização. O sistema é responsável por tornar o processo comercial mais rápido e produtivo, simplificando a transferência veicular!

Com ele, conforme aponta o SENATRAN, será possível gerar uma base nacional que viabilize a comunicação, registro, controle e acompanhamento das transações.

Como aderir, de maneira eficiente, a digitalização do setor automotivo?

Diante do apresentado até então, podemos afirmar que a correta preparação e adesão quanto a digitalização do setor automotivo é primordial para a saúde da sua concessionária. 

Pensando nisso, listamos a seguir algumas dicas que colaboram com a aderência desse conceito no seu negócio e, assim, com a melhora dos seus resultados. Confira a seguir!

Realize uma mudança na cultura

O primeiro e mais importante passo refere-se a transformação da sua cultura organizacional. Como vimos ao longo do texto, essa mudança é fundamental para tornar o processo de digitalização do setor automotivo cada vez mais frequente.

Isso porque essa não é uma prática que pode ser implementada rapidamente e com facilidade. O ideal é que a sua adaptação seja realizada em um processo gradual e constante. Afinal, aplicá-la requer uma certa adequação.

Esse cenário se agrava ainda mais para os estabelecimentos que não nasceram digitais. O que é, inclusive, uma realidade na maioria dos casos do setor, tornando toda a preparação mais complexa.

Toda mudança importante requer uma alteração da cultura. Segundo o Sebrae, o motivo por isso está relacionado ao costume das pessoas em fazer a mesma coisa todos os dias. Assim, qualquer modificação pode gerar impacto e desconforto.

Logo, é essencial aceitar que a tecnologia serve para facilitar as tarefas diárias. Importante também quebrar essas objeções e barreiras com os seus colaboradores. Até porque, eles serão os responsáveis por operacionalizá-las em muitas das vezes.

Estude o mercado e se mantenha atualizado

Em seguida é fundamental o constante estudo do mercado. A digitalização do setor automotivo ainda é um processo que tem sido aplicado com uma certa cautela pelos estabelecimentos. 

Então, aproveite esse momento para compreender o que tem dado certo e o que ainda precisa aprimorar. Dessa forma, você evita o investimento em tecnologias que não geram retorno.

Portanto, avalie a concorrência e tente estar mais próximo delas em eventos e feiras do setor, por exemplo. Esses são excelentes espaços para, não só estudar outras concessionárias, como também para estar em contato direto com novas tecnologias, tendências e novidades. 

Uma boa dica também é se manter atualizado. Ou seja, investir em diversos modelos de capacitações. Assim, você terá contato direto com diferentes profissionais renomados e poderá, mais facilmente, ter acesso a essas tecnologias. 

Lembre-se que esse é o momento ideal para começar a estruturar processos mais digitalizados e a utilizar soluções inovadores. O mercado já aposta neste conceito e o incentiva. Então, para se manter competitivo, você deverá começar a investir na digitalização.

Invista em tecnologia e plataformas

Passado as etapas iniciais, chega a hora de investir em tecnologias, ferramentas e plataformas que contribuam para a digitalização do setor automotivo.

Como vimos ao longo do texto, o RENAVE é um bom exemplo de ferramenta que colabora para a comercialização de veículos de maneira descomplicada e mais segura. 

Para aderi-lo – lembrando que ele é obrigatório para a venda de carros Zero KM– , conte com plataformas especializadas e que terceirizam esse processo, colaborando, ainda mais, com a desburocratização do processo.

Além disso, com esse apoio especializado é possível facilitar o dia a dia de trabalho, evitando atrasos e confusões nas tarefas diárias. Sem contar que, a contratação de uma empresa para essa etapa garante o contato direto com uma equipe perita, garantindo ainda mais agilidade.

Esse é apenas um dos diferentes exemplos de ferramentas que são capazes de colaborar com a automatização, otimização e assertividade das suas atividades diárias.

Colete feedbacks dos clientes e colaboradores

Por fim, uma vez realizado o investimento nas plataformas, após um tempo de uso, colete feedbacks dos seus clientes e colaboradores. Essa é a melhor forma de identificar os pontos que precisam ser aprimorados e compreender a assertividade das tecnologias.

Ainda de acordo com o Sebrae, a resiliência quanto ao uso delas é quebrada depois dos primeiros resultados. Muitos dos profissionais que trabalham na sua concessionária irão avaliar a possibilidade de um maior tempo para as tarefas estratégicas em detrimento das manuais.

Além deles, é fundamental entender a percepção dos seus clientes quanto aos processos. De nada adianta apostar em uma ferramenta que gera mais passos para a comercialização e tornam a experiência do cliente mais morosa e, consequentemente, desagradável.

De todo modo, avalie as opiniões e veja quais investimentos geram, de fato, um bom retorno para a sua concessionária.

E agora?

Tendo em vista o que foi apresentado ao longo deste artigo, podemos concluir que a adequação quanto a digitalização do setor automotivo gera maior destaque mercadológico, produtividade, desempenho e melhores resultados. 

Então, o investimento em tecnologia promove retornos a longo prazo, garantindo a rentabilidade e desempenho à concessionária.

E para entender mais sobre a experiência do cliente e os impactos da adoção dessas plataformas e ferramentas, clique aqui e acesse o nosso conteúdo de blog sobre o assunto.