Revenda de carros usados: desafios e como superá-los
Assim como demais setores, haverá sempre algumas peculiaridades do mercado e de consumo que acabam gerando desafios, devendo ser superados. E na revenda de carros usados não seria diferente.
Pensando nisso, reunimos neste texto os dados atualizados do setor, bem como uma lista com os principais obstáculos e dicas de como contorná-los. Então, continue a leitura para entender!
Vamos lá?
5 principais desafios da revenda de carros usados
O mercado de revenda de carros usados continua se sobressaindo no setor. Segundo dados apresentados pelo G1, a venda de veículos seminovos e usados cresceu 8,6% no Brasil, em 2023.
Isto significa que mais de 14 milhões de unidades foram comercializadas no ano passado. O que dá uma média de 57.794 por dia útil!
E, inclusive, os carros mais vendidos, ao longo do ano, foram os com 13 anos ou mais de uso, chegando a 5 milhões de unidades. Esse número representa um aumento de 13,5%, se comparado com 2022.
Já, conforme os dados apresentados pelo AutoEsporte, a venda de carros usados cresceu 14% somente em janeiro de 2024.
Ou seja, mais de 766 mil unidades foram comercializadas no Brasil. O que é 7 vezes maior que o de veículos 0km.
Não é por acaso que, diante desses dados, a expectativa é de um setor ainda mais lucrativo, com excelentes resultados, em 2024.
E alguns fatores contribuem para isso. Como, por exemplo:
- Mudança do comportamento do consumidor (70% desejam comprar um carro, segundo o Extra);
- Alta dos preços dos automóveis novos;
- Baixa oferta de carros novos devido à crise dos semicondutores;
- Queda da taxa de juros e aumento da oferta de crédito.
Contudo, apesar do cenário favorável à revenda de carros usados, esse mercado ainda enfrenta desafios, assim como qualquer outro. Por isso, é fundamental estar atento às transformações e mudanças, para prever contextos e sair na frente da concorrência.
Pensando nisso, listamos 5 algumas das grandes dificuldades enfrentadas por esse segmento. Veja a seguir!
Leia também: Setor automotivo: tendências para 2024
1. Flutuação dos preços atrapalha a revenda de carros usados
As constantes variações no preço atrapalham a revenda de carros usados. Portanto, mesmo com um cenário benéfico para a comercialização, essas oscilações podem atrapalhar o processo.
É simples! O aumento da demanda por carros usados pode ocasionar na elevação dos valores deles.
Por exemplo, segundo números citados pelo InfoMoney, o preço dessa categoria sofreu uma alta de 13,04% no primeiro semestre de 2021. Enquanto os seminovos obtiveram uma variação acumulada de 9,75%.
Além da elevada procura, há inúmeros fatores que impactam essa flutuação. Como, por exemplo:
- As condições do veículo;
- A sazonalidade;
- As mudanças de comportamento do consumidor.
Sem contar que a precificação dos automóveis também pode ser um processo ainda mais complexo. Isso porque é necessário encontrar o equilíbrio entre valores competitivos e flexíveis. Ao mesmo tempo em que se baseia na valorização das marcas, média do mercado e custos gerados pela revenda.
Logo, gerenciar a revenda de carros usados, nesse contexto, pode ser um grande desafio.
2. Estoque eficiente e variado
O estoque tem influência direta no sucesso da revenda de carros usados. Afinal, o controle eficiente, aqui, é fundamental para o aumento das vendas e, consequentemente, do lucro.
Isto é, veículo parado afeta a saúde financeira do estabelecimento devido à desvalorização e a necessidade de manutenção. Portanto, é indispensável a aplicação de estratégias que aumentem o giro e a rotatividade.
Tudo isso, enquanto garante um estoque diversificado e atualizado para atender as diferentes necessidades, preferências e demandas do consumidor. Desde SUV, passando por carros familiares até os mais econômicos, por exemplo.
Mas, monitoramento constante e reposição estratégica podem se tornar uma grande adversidade do setor. Sendo assim, é essencial adotar ações que colaboram para o sucesso da gestão.
3. Condições do carro
Outro ponto que costuma atrapalhar o sucesso da revenda de carros usados está relacionado às condições do mesmo. Eles precisam estar em bom estado de conservação. Para isso, deve-se avaliar as procedências do mesmo, em busca de evitar problemas futuros com os clientes.
Para acrescentar, ainda há uma certa dificuldade de encontrar, no geral, carros para a revenda. Que dirá em boas condições e com um excelente histórico. Por isso, inclusive, a consulta veicular é tão importante.
É fundamental avaliar para além do funcionamento e da aparência. Deve-se inspecionar o veículo por inteiro para compreender o real estado dele e se há possíveis problemas capazes de inviabilizar ou dificultar a compra.
4. Competitividade
Como vimos, o cenário é promissor para a revenda de carros usados. Logo, é natural que a competitividade cresça juntamente com o mercado. Conforme a Econodata, atualmente, são mais de 41 mil empresas de comércio de veículos automotores no Brasil!
Isso significa que há diversos negócios disputando os mesmo clientes. Portanto, se destacar nesse cenário é um grande desafio e, até mesmo, uma enorme necessidade.
5. Fidelização do cliente
Por ser um negócio em que a compra recorrente, de um mesmo cliente, é baixa, a fidelização na revenda de carros usados pode ser um grande obstáculo. De todo modo, é imprescindível que o estabelecimento se apoie em técnicas que garantam a satisfação do mesmo.
Isso não só ajuda a garantir o retorno desse comprador, como, também, impacta na reputação do negócio. Afinal, cliente feliz realiza boas avaliações e faz indicações para pessoas de seu ciclo.
Aliás, segundo um levantamento, 92% dos consumidores ao redor do mundo afirmam confiar totalmente na indicação de um amigo ou família. Sem contar que, 68% deles confiam em recomendações e avaliações on-line. Essa, inclusive, se tornou a terceira maior fonte de confiança na hora de comprar.
Leia também: Saiba como garantir a experiência do cliente em concessionárias
Como superar esses desafios?
Lidar com os desafios da revenda de carros usados é obrigatório para garantir o sucesso do negócio. Para isso, é preciso sempre estar atento às tendências do mercado em busca de se manter um passo à frente da concorrência.
Além disso, deve-se investir em marketing e estratégias de vendas eficazes para assegurar a fidelização e o encantamento dos clientes. Da mesma forma, é fundamental apostar em práticas que contribuam para a qualidade e construção do relacionamento com fornecedores.
Mas, para além dessas soluções, deve-se apostar, principalmente, em tecnologia! Isso porque o mercado tem incentivado e recompensado os estabelecimentos que fazem uso delas para aprimorar processos diários.
Em outras palavras, essa adequação quanto a digitalização, no setor, gera destaque mercadológico, produtividade, desempenho e melhores resultados. Até porque as soluções costumam garantir o alcance das demandas do mercado.
E existem inúmeras tecnologias destinadas à resolução de diversos problemas. Como aquelas para a gestão de estoque, análise de dados e automação de processos, por exemplo.
Inclusive, podemos citar aqui o RENAVE (Registro Nacional de Veículos em Estoque).
Esse é um sistema tecnológico que nasceu da iniciativa governamental quanto a digitalização. Ele aprimora a eficiência operacional e torna o processo comercial mais produtivo, rápido e seguro ao simplificar a transferência veicular.
E a Renave Fácil é uma plataforma de integração com o RENAVE! Ela foi desenvolvida com o intuito de realizar e simplificar a comunicação entre os estabelecimentos e o sistema.
A plataforma participou do próprio projeto-piloto do RENAVE. Portanto, é uma solução pioneira no setor, com autoridade e credibilidade de quem tem experiência com o sistema.
Tanto no site quanto no aplicativo, a Renave Fácil colabora com a inserção, transferência e a venda de veículos usados. Tudo com maior praticidade, conforto, agilidade, economia e segurança. Eliminando, assim, a burocracia e a morosidade.
Conte com a Renave Fácil e solucione os desafios da revenda de carros usados!
O cenário para revenda de carros usados é favorável e a expectativa é de que continue assim em 2024. Contudo, é essencial saber contornar os desafios desse setor para se manter competitivo e garantir os ganhos de um mercado tão frutífero.
E, como vimos, a principal maneira de superá-los é através do investimento em tecnologia. Principalmente aquelas soluções que garantem automação de processos e eficiência operacional! Por isso, conte com a Renave Fácil!
Toda a integração com o sistema RENAVE pode ser feito pela plataforma intuitiva. Ainda disponibilizamos dicas, passo a passo e um time de especialistas com mais de 15 anos de atuação no setor.
Então, faça já o seu cadastro!