O que fazer quando o veículo não passou pelo RENAVE?
Você sabe o que significa quando o veículo comercializado não passou pelo RENAVE? Infelizmente, essa irregularidade gera grandes adversidades ao estabelecimento devido ao retrabalho e aos efeitos causados na reputação do mesmo.
Então, para responder essa pergunta, continue a leitura! Reunimos neste texto, as principais informações sobre o sistema. Veja a seguir!
Relembre o que é RENAVE!
O RENAVE é a sigla para o Registro Nacional de Veículos em Estoque. Esse é um sistema responsável por digitalizar e oficializar a transferência e comercialização de automóveis.
Portanto, a ferramenta foi desenvolvida com o intuito de garantir maior praticidade e segurança a essas operações.
A tecnologia foi idealizada pela Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto).
A coordenação da mesma é realizada pelo Ministério da Infraestrutura/Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) e do Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO).
A integração desses e demais órgãos – como a Receita Federal do Brasil e as secretarias de Fazenda dos Estados e do Distrito Federal -, por meio do RENAVE, gera uma base de dados nacional completa.
O que facilita a comunicação, o registro, acompanhamento e o controle da comercialização do veículo, otimizando todas as transações e etapas.
Isto é, com a escrituração eletrônica dos livros de registro de movimentação e de entradas e saídas dos veículos, todo o processo se torna econômico e agilizado. Em conformidade com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a venda, compra e transferência de propriedade se tornam desburocratizadas.
Em conclusão, o RENAVE moderniza o sistema de comercialização e gestão de veículos no país. Tudo graças a padronização de regras quanto ao correto procedimento de transferência.
Sem contar, que garante um controle mais eficaz da Cadeia Dominial, promovendo a proteção do direito à propriedade.
Para os carros 0 KM, o registro pelo RENAVE é obrigatório, em todo o território nacional. Já para os seminovos e usados, a adequação ainda é facultativa. Para isso, o DETRAN do estado precisa ter aderido ao sistema. Por enquanto, os que estão integrados são:
- SC;
- SP;
- PR;
- MT;
- MS;
- ES;
- GO;
- PE;
- SE.
Para saber mais, clique no botão abaixo e faça o download do infográfico completo sobre o RENAVE.
O que acontece quando o veículo não passa pelo RENAVE?
Quando não há a integração do estabelecimento com o RENAVE, os veículos comercializados pelo mesmo não são registrados pelo sistema. Dessa forma, não são acompanhados pelos principais órgãos responsáveis.
Ou seja, a compra e a venda não são oficializadas. Logo, é possível dizer que o veículo não passou pelo RENAVE. E isso pode implicar alguns problemas.
Como, por exemplo, no caso do veículo Zero KM, o primeiro emplacamento é impedido de ser realizado. Isso porque o DETRAN não terá informações das transações, não podendo confirmar a identidade do verdadeiro proprietário.
Nesses casos, é necessário que o estabelecimento se adeque ao sistema e realize todo o processo de registro pelo RENAVE, atrasando a efetivação da compra.
Entretanto, o problema é que o cliente já se encontrará insatisfeito, podendo realizar avaliações negativas sobre o negócio. O que afeta mercadologicamente a imagem do mesmo.
Referente aos seminovos ou usados, apesar da não obrigatoriedade, o veículo que não passou pelo RENAVE corre maiores riscos de ser irregular. Lembre-se! O sistema foi desenvolvido com o intuito de promover maior segurança às operações.
Sendo assim, com a confirmação da transferência de propriedade, o cidadão que adquiriu o veículo não precisará se preocupar com multas e dívidas em atraso, gerando prejuízos futuros. Isso porque o sistema informa e checa possíveis débitos e restrições.
Inclusive, segundo o DETRAN PR, nas transações em que o comprador deixa como parte do pagamento outro veículo, o mesmo será entregue ao estabelecimento com a ATPV-e preenchida e assinada. Assim, toda a comercialização se torna oficializada e legalizada.
E para ambos, o RENAVE reduz, e ajuda a combater, golpes e fraudes. Portanto, as montadoras, concessionárias e consumidores estarão mais assegurados durante todo o processo.
Leia também: Saiba como garantir a experiência do cliente em concessionárias
Como se adequar ao sistema?
Diante do apresentado, o veículo que não passou pelo RENAVE irá gerar grandes prejuízos aos envolvidos, principalmente para os estabelecimentos e clientes.
Por isso, para evitá-los é fundamental a adequação ao sistema. Caso contrário, como vimos, haverá retrabalho, insatisfação do cliente e danos à imagem mercadológica do negócio.
Cabe destacar que a integração com o RENAVE é simples. Afinal, esse é o objetivo do sistema.
Dessa forma, para a adesão, é necessário o cadastro do estabelecimento no Sistema Credencia, do SERPRO. Ele é responsável pelo processamento e liberação do credenciamento automático.
Mas, para isso, é preciso ter o certificado digital. Após essa etapa, a concessionária ou a loja já terá o sistema integrado.
Contudo, é possível contar com uma empresa especializada, capaz de facilitar ainda mais o processo. Isso porque, você poderá contar com suporte técnico e atendimento personalizado.
O contato acessível com profissionais competentes e experientes ajuda na resolução rápida de dúvidas, problemas ou questionamentos sobre o sistema.
Nesse sentido, aqui podemos citar como exemplo a Renave Fácil. Essa é uma plataforma consolidada de integração com o RENAVE, desenvolvida com o intuito de estabelecer a comunicação entre os estabelecimentos com o sistema.
A Renave Fácil é o resultado do próprio projeto piloto do RENAVE. Por isso, a ferramenta agiliza a transferência e a comercialização de veículos com autoridade e credibilidade.
Seja pelo site ou aplicativo, a Renave Fácil permite a inserção, transferência e a venda de veículos novos e seminovos com maior segurança, praticidade, conforto, sem burocracia e economia.
Tanto a integração quanto o credenciamento no SERPRO podem ser feitos pela plataforma, que é intuitiva e contém dicas e passo a passo. Tudo isso com o apoio de um time de especialistas com mais de 15 anos de atuação no setor.
Regularize agora mesmo o seu estabelecimento!
Como vimos ao longo do texto, o RENAVE garante segurança e otimização das transições de comercialização e transferência de veículos. Não utilizá-lo nesses processos é o mesmo que gerar transtornos aos seus clientes e, consequentemente, à saúde financeira do seu negócio.
Portanto, para evitar esse tipo de problema, regularize o seu estabelecimento com o apoio da Renave Fácil! Então, realize o seu cadastro agora mesmo!