Black Friday 2023: como aderir na sua concessionária?

A data comercial mais esperada do ano pode ser a melhor oportunidade para a sua concessionária alavancar as vendas! A Black Friday deve movimentar todo comércio na sua nova edição, inclusive, de veículos novos e seminovos.

Antes de irmos para as dicas, considere que a maioria dos consumidores continua escolhendo as compras em lojas físicas (43%). É o que comprova a pesquisa da Globo, que será usada em outros tópicos deste conteúdo. Os entrevistados citaram os motivos:

  • 29% – Praticidade e rapidez;
  • 22% – Retirada imediata do produto; e
  • 21% – Teste do produto.

E tem mais: sabe por que as pessoas escolheram essas lojas? As principais razões são:

  • Considera as unidades como preferidas (33,6%);
  • Encontraram preços atrativos na Black Friday (27%);
  • A loja estava no trajeto (26%).

Mas será que esses consumidores estão mesmo aptos a comprar? Conforme outro estudo, da Méliuz e divulgado no Estadão, sim. A maioria (95,2%) dos entrevistados quer aproveitar a data. Os consumidores devem gastar 62% mais nessa edição do que na última, em 2022.

A Black Friday na concessionária

Black Friday na concessionária

A Black Friday está marcada para a última sexta-feira do mês de novembro. Ou seja, neste ano, será no dia 24. E, se você tem uma concessionária ou é responsável por ela, tem que começar logo a se preparar para essa data.

“81% dos entrevistados disseram que para encontrar um bom preço, é importante pesquisar bastante”. O mesmo relatório diz que é na semana da Black Friday que as empresas começam a disputar a atenção dos clientes, de forma bastante acirrada.

Com foco no setor de veículos, principalmente de carros e motos, considere que a amostragem é de 2.000 pessoas, diz a Globo. A partir disso, 4% dos entrevistados disseram ter interesse em automóveis e 3% em motocicletas.

Expectativa

Uma das estratégias mais importantes é estar presente durante o dia do evento. As pessoas estão esperando pelas oportunidades geradas nessa data – 50% afirmaram isso. Então, mostre que a sua concessionária deve estar na lista de pesquisa dos consumidores!

Para criar a expectativa, uma alternativa é investir em marketing, de modo a comunicar e atrair os clientes para sua loja. As ações podem acontecer por meio:

  • Do noticiário local;
  • De blogs institucionais;
  • Das redes sociais;
  • Dos grupos online e muito mais.

Público

A segunda dica tem relação com o seu público. Nesta altura, é possível que você já tenha uma ideia do perfil dos seus consumidores. Certo? E é interessante saber disso para criar as campanhas mais focadas no que é interessante para a experiência deles.

A pesquisa da mostrou que 62% dos clientes das Classes A e B possuem o desejo de realizar compras na Black Friday. No geral, os clientes pesquisam em:

  • Sites (27%);
  • Redes sociais (25%); e
  • Fazem visitas em lojas físicas (24%).

Desconto

Um erro comum das concessionárias é deixar para validar os descontos durante o atendimento. Isso pode até funcionar em algumas situações, mas cria-se um grande risco de perder a venda ou dar um desconto maior do que é saudável para o negócio.

Portanto, antes da sexta-feira, tenha uma listagem com os preços dos veículos, assim como os valores promocionais deles. Uma boa ideia, aliás, é contar com softwares e tecnologias que auxiliem nessa busca por informações e registro de dados.

Benefício

Atualmente, os consumidores estão muito interessados em avaliar o custo-benefício de uma compra, não apenas o preço ou desconto. Por isso, as concessionárias também devem estar atentas aos benefícios que podem ser diferenciais para as vendas.

Entre as opções para carros, oferecer descontos ou isenções na documentação, emplacamento e impostos podem fazer parte do seu combo de vantagens. 

Aliás, fica a dica para fazer ações em parceria com despachantes da região durante essa época do ano.

Condições

Os benefícios podem aparecer nas condições de pagamentos. Por exemplo, na criação de campanhas com diferenciais nas taxas de financiamento. Algo que pode ser impulsionado ou motivado pelos próprios bancos e financeiras que fazem campanhas na Black Friday.

Nessa hora, é possível notar como o investimento em treinamentos de vendedores faz sentido. Ao saber lidar com clientes, é possível entender quais os melhores benefícios e condições para eles. Uma simples mudança nos juros ou prazo pode acarretar vendas.

Estoque

Outro detalhe é o estoque ativo de veículos para esse momento. Geralmente, é um período com muitas vendas e organizar o seu espaço é fundamental para realizar o atendimento ao cliente. Assim como para facilitar a entrada e saída dos carros e pessoas.

Inclusive, essa é uma ótima oportunidade para fazer o famoso giro de estoque. Gerando descontos maiores para veículos que estão parados na loja há mais tempo. Dica extra: se tornar uma concessionária enxuta é uma ótima ideia para melhorar a gestão de estoque.

Atendimento

Conforme o Full Journey, do Google, existem mais de 180 mil possibilidades de jornadas para um consumidor. A publicação do dado foi feita pelo E-commerce Brasil e mostrou que se atentar aos sinais dos clientes e suas novas práticas é uma forma de garantir vendas.

Um exemplo de tecnologia focada na experiência do consumidor de concessionárias é a Renave Fácil. Uma solução para transferência rápida dos veículos comprados na época, principalmente pelo alto volume de vendas

A ferramenta soluciona os entraves com as transferências sem atrapalhar o dia a dia dos vendedores, fazendo a integração e adaptação aos órgãos. Contar com um bom sistema Renave é um dos passos fundamentais na garantia do processo de vendas mais rápido.

O que, por consequência, agrega na satisfação dos clientes. Inclusive, conforme o Buzz Lead, 92% das pessoas confiam na indicação de amigos ou familiares mais do que outras propagandas. Portanto, a boa experiência em uma venda resultará em futuras vendas.

A Renave Fácil na Black Friday

A Renave Fácil é um programa que agiliza a transferência de veículos nos órgãos competentes. Essa desburocratização gera economia para a concessionária e torna o processo de venda mais prático, melhorando a experiência do consumidor na Black Friday. 

A ferramenta é fácil de usar, segura e atende todas as regras do Renave-WS.

Se você tem o interesse em ter mais rapidez e segurança na transferência de veículos, sem custos de integração ou mensalidade, faça o cadastro na Renave Fácil clicando na imagem:

Acesse e faça o cadastro na plataforma do Renave Fácil!