Como acompanhar o aumento de emplacamentos dos veículos elétricos?

O aumento de emplacamentos dos veículos elétricos é um processo já esperado pelo setor. No entanto, no último ano, vimos essa tendência dar alguns saltos em direção à eletromobilidade. 

Para entender as causas dessa mudança e como acompanhá-la, continue a leitura. Reunimos as principais informações sobre o assunto neste texto.

Por que se atentar ao aumento de emplacamentos dos veículos elétricos?

Há aumento de emplacamentos dos veículos elétricos no território nacional. Isso porque, segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), no Brasil já circulam mais de 100 mil carros elétricos desde 2012.

E até 26 de julho de 2022, as vendas dos eletrificados somavam mais de 23 mil veículos leves. O que é 31% a mais do que os 17.524 dos sete primeiros meses de 2021. 

Nesse mesmo dia, aconteceram 20 emplacamentos de veículos 100% elétricos (BEV) e foi quando a marca de circulação chegou a 100.2922 veículos elétricos.

Portanto, apesar de ter sido um aumento gradativo ao longo dos últimos anos, em 2022 os veículos elétricos obtiveram um grande salto quanto a sua adesão.

Antes de citarmos os fatores responsáveis por esse crescimento, reforçamos que os carros elétricos surgiram como uma alternativa mais sustentável aos veículos comuns. 

Por não realizarem a combustão fósseis, esses que são recursos naturais não renováveis (como o petróleo, gás e carvão, por exemplo), reduzem a poluição do ar, ao não emitirem gases poluentes, e a poluição sonora.

E a pesquisa da McKinsey & Company, citada pelo Estadão, afirma que os brasileiros têm mais interesse por carros elétricos que populações de países desenvolvidos. 

Um dos motivos está ligado justamente à sustentabilidade. Isto é, 64% dos brasileiros preferem ter um carro amigo do meio ambiente. Muito disso se dá ao impacto causado pela pandemia. Afinal, hoje o consumidor entende a importância de preservar o ambiente.

Outro motivo importante para o aumento da modalidade diz respeito ao valor da recarga. Tendo em vista que o custo dela é bastante inferior em comparação aos combustíveis tradicionais, como a gasolina.

Para complementar, por fim, conforme uma pesquisa citada pela InsideEvs, 58% dos brasileiros que desejam adquirir um carro, possuem o interesse em ter um veículo movido a bateria. 

Quais são as expectativas para os próximos anos?

Apesar do aumento de emplacamentos dos veículos elétricos e da busca por essa modalidade, ainda há alguns pontos que impedem a completa adesão da mesma. 

Ainda conforme a pesquisa da McKinsey & Company, 70% dos entrevistados consideram experimentar carros elétricos via serviços por assinatura. Isso porque muitos não conseguem visualizar as vantagens em ser proprietário de um veículo. Portanto, 18% deles visam a redução dos custos totais de propriedade.

Tudo isso se dá às barreiras que ainda existem quando o assunto é veículos elétricos. Como, por exemplo, a falta de infraestrutura, preço alto e tempo de recarga, bem como a grande diferença entre o valor dos carros elétricos e os de combustão.

Contudo, a pesquisa citada pela InsideEvs afirma que há projetos no Senado sobre o assunto. Um deles diz respeito à Comissão de Assuntos Econômicos que visa isentar o Imposto de Importação deste tipo de veículo, podendo reduzir o custo final entre 10% a 20%.

Já citando os dados reunidos pelo Estadão, o número de eletropostos no Brasil vem aumentando. No total há 1.300 estações de recarga. Só na cidade de São Paulo há 455 pontos. Mesmo que o Brasil ainda não conte com uma lei específica quanto a cobrança de energia, alguns locais exigem certo valor pela recarga. 

Mas a pesquisa da McKinsey & Company ainda aponta para o grande apetite do brasileiro por novas tecnologias. E, devido às vantagens operacionais e de sustentabilidade, a tendência é que a mobilidade elétrica seja aderida cada vez mais.

Sendo assim, há 4 fatores principais que podem alavancar a eletromobilidade no país: consumidores; tecnologias; infraestrutura e incentivo regulatório.

Logo, o aumento da infraestrutura de recarga e da oferta de diferentes modelos no mercado irão impulsionar as vendas, expandindo esse cenário e tornando a circulação dos veículos eletrônicos uma realidade frequente.

Como acompanhar essa crescente pela busca dos veículos elétricos?

Pensando no crescimento da adesão aos veículos elétricos e no aumento previsto desta tendência, listamos a seguir dicas que colaboram para o acompanhamento dessas transformações. Confira a seguir!

Invista em atualização 

A primeira dica para acompanhar o aumento de emplacamento dos veículos elétricos é o investimento em atualização. O setor automotivo precisa se manter informado, esclarecido e modernizado para garantir o alcance dessas demandas com excelência. 

Aqui falamos também da necessidade de utilização de soluções seguras e ágeis que contribuam para a inovação, facilitando o trabalho diário. 

Para isso, é preciso participar das principais feiras e eventos do setor. Assim será possível entender as discussões do cenário atual, conhecendo técnicas e ferramentas inteligentes. Tudo isso graças à troca de experiências e o contato direto com o mercado.

Por exemplo, esses são os melhores ambientes para se manter atento às transformações digitais do setor e o uso constante desses instrumentos para garantir desempenho, produtividade, agilidade e eficiência.

Outra boa forma de se manter atualizado é analisando a concorrência para identificar as práticas que estão dando certo. E, assim, estudar a possibilidade de aplicação no seu negócio também. 

Por fim, acompanhe os principais órgãos do setor e empresas destaques para ter acesso facilitado às novidades do mercado.

Aposte no treinamento das suas equipes

Em seguida, é essencial capacitar as suas equipes para aumentar as vendas, melhorar as experiências do cliente e tornar o processo cada vez mais ágil e assertivo. 

Afinal, com o aumento de emplacamentos dos veículos elétricos, haverá dúvidas e curiosidades sobre a modalidade. É fundamental que sua equipe saiba resolvê-los e respondê-los para garantir a venda. 

É somente com a segurança e certeza passada por seus vendedores, que você poderá assegurar maiores oportunidades e, de fato, se preparar para um cenário cada vez mais elétrico. 

Portanto, incentive o estudo no mercado, e crie planos individuais e coletivos de treinamento. Lembre-se, quanto mais atualizado e informado for o vendedor, maior será a confiança do cliente. 

Utilize o sistema Renave

Por último, é extremamente fundamental o uso do sistema Renave para garantir a segurança, rapidez, simplicidade e otimização da transferência de propriedades dos veículos elétricos ou não..

O Registro Nacional de Veículos em Estoque (Renave) realiza a ponte com o banco de dados nacional de maneira rápida e facilitada, contribuindo com a comercialização. Seu principal objetivo é registrar a entrada e saída de estoque dos veículos dos estabelecimentos.

Dessa forma, o sistema realiza a formalização da compra e venda de veículos, reduzindo a burocracia e evitando fraudes. 

Destacamos que para os veículos novos, a comercialização através do sistema Renave é obrigatório! 

Então, para entender mais sobre o sistema, clique aqui e acesse o nosso guia sobre o Renave Zero Km. Com ele você conhecerá todas as fases correspondentes ao processo e saberá como aderi-lo.