ESG: saiba como aplicar em uma loja de carros

As práticas ESG se tornaram fundamentais para qualquer negócio. Inclusive, podem fazer parte da rotina de uma loja de carros a partir de medidas simples, mas totalmente eficazes. 

Neste blog, veja como adequar essa necessidade do mercado consumidor atual criando um negócio mais sustentável. As ideias listadas aqui podem ser importantes, também, para o aumento de vendas da empresa!

O que é ESG?

ESG é Environmental, Social and Governance, sendo que no português indica: Ambiental, Social e Governança. A partir disso, o conceito de ESG pode ser apresentado como um conjunto de práticas que promove ações direcionadas para as letras que compõe a sigla:

  • Atividades com vieses educativos e sustentáveis;
  • Esforços para melhorar a vida das comunidades;
  • Gestão empresarial mais consciente e ética.

O assunto é bem amplo e não envolve apenas comercializar veículos elétricos, um dos fatores que mais influenciarão o mercado automotivo no futuro. Também é muito sobre ser um negócio preocupado com o Planeta, a partir das ações do dia a dia.

E conhecer essas práticas se faz muito interessante para as lojas de carros, que devem ter pessoas capacitadas para lidar com o público-consumidor. Como vimos em outro conteúdo:

“[…] garantir que estejam atualizados e sejam capazes de alcançar as demandas do mercado e, assim, assegurar uma boa experiência para o cliente”.

Como veremos no tópico a seguir, há uma forte relação entre ESG e consumidor, já que ambos se comunicam na busca de soluções que atendam as necessidades atuais. E, de fato, você pode fazer parte desse jogo, ao passo que o ESG é uma porta de entrada.

Qual a importância do ESG nas empresas?

Qual a importância do ESG nas empresas?

E, ainda que a expressão tenha sido cada vez mais usada para atrair investidores, demonstrando a responsabilidade de uma marca, o assunto é muito mais do que isso. Ele indica o interesse dos negócios em serem fornecedores responsáveis.

Por exemplo, as pessoas estão mais preocupadas com temas pautados no meio-ambiente: “um estudo revelou que mais de 80% dos consumidores brasileiros estão seriamente preocupados com as mudanças climáticas”, pontuou o Valor Econômico.

Então, definitivamente, o ESG deve estar presente na sua loja de carros. Ah, e se você ainda tem alguma dúvida do quanto isso impacta nas suas vendas, aqui vem outra informação, agora disponibilizada no site especializado em finanças, o InfoMoney:

“56% das pessoas disseram ter parado de adquirir produtos e serviços de empresas que não investem em sustentabilidade ou impactam o planeta. E 63% afirmaram procurar marcas com um histórico ativo de ações pró ESG”.

Ah, temos mais uma notícia que, de uma vez por todas, vai fazer com que você termine essa leitura pensando nas melhores maneiras de investir em ESG na loja de carros. Dessa vez, a fonte é o Catraca Livre:

“59% dos consumidores dizem que topam pagar mais por marcas que são ESG”.

A partir dessas pesquisas, vamos ao “mão na massa” deste conteúdo. Sabemos da importância do assunto para a sua empresa, mas como aplicá-lo? Os primeiros passos? Como usar o ESG para ter sucesso no mercado de veículos?

Temos uma seleção de dicas para te ajudar nisso!

Como aplicar o ESG em uma loja de carros?

Seja para se diferenciar dos concorrentes, melhorar a reputação da marca ou fidelizar os consumidores, o ESG na sua loja de carro tem que ser real! 

Para isso, algumas práticas podem ser adotadas, de maneira a demonstrar essa responsabilidade e aumentar a competitividade do negócio. Veja algumas, as quais categorizamos por cada letra da sigla ESG!

Práticas ambientais para lojas de carros

A relação da sua empresa com o meio ambiente é interessante para o mercado consumidor. Então, comece a avaliar a gestão de recursos hídricos, energéticos e residuais, além dos gases que causam efeito estufa. Vai muito ao encontro da ideia de concessionária enxuta.

Se, por enquanto, não surgiu nenhuma ideia na sua cabeça, pense em ações cotidianas que contribuem para esse assunto. Inclusive, há uma grande surpresa aqui: elas podem surtir outro efeito positivo na economia de recursos financeiros. Por exemplo:

  • Uso de iluminação LED;
  • Separação correta do lixo;
  • Destinação correta de produtos (pneus e baterias);
  • Troca de documentos em papel por digitais.

Aliás, sobre esse último ponto, temos uma conversa indiscutível porque são muitos os benefícios da digitalização na sua revenda. Inclusive, foi pensando nisso que criamos um e-book completo para falar do assunto, você pode baixar gratuitamente no seu e-mail:

Digitalização do setor automotivo: saiba como aplicar no dia a dia!Práticas sociais para lojas de carros

A questão social está muito ligada à comunidade, isto é, às pessoas envolvidas e ao entorno da loja. Então, vale a pena estudar como colaboradores, fornecedores e clientes podem contribuir para um mundo mais verde e mais sustentável.

Uma boa iniciativa é adicionar pautas relevantes para o dia a dia de trabalho, como a diversidade, inclusão e trabalhos sociais. Vamos te ajudar com isso: selecionamos algumas iniciativas bem-vistas pelos clientes, anote aí.

  • Aplicar a diversidade e inclusão na contratação de pessoas;
  • Investir em treinamentos e capacitações sobre esse assunto;
  • Oferecer bonificações para práticas sociais, como doação de sangue;
  • Apoiar e participar de projetos sociais no bairro onde a loja está.

Aqui, chamamos a sua atenção para um fato importantíssimo! Para que todas as práticas aconteçam em benefício ao programa ESG, é ideal que sejam graduais. Porque isso envolve mudar a cultura da empresa e, muitas vezes, isso é um grande desafio.

Práticas de governança para lojas de carros

O último pilar do ESG é a governança corporativa, que visa auxiliar as empresas em um funcionamento mais correto, ético, transparente e responsável. Ou seja, vai ao encontro do bem comum e não apenas pensando no interesse dos proprietários.

Entre as ideias que as lojas de carros podem praticar com base na boa gestão, temos:

  • Ter um código de conduta simples e claro;
  • Criar políticas de remuneração justas;
  • Apoiar os comitês e conselhos anticorrupção;
  • Pensar em auditorias independentes.

Neste tópico, é legal observar que a forma de comunicar conta muito. Afinal, são muitas maneiras de dizer o mesmo. Sendo assim, opte por meios de fácil acesso que facilitem o entendimento de todos, aplicando técnicas da transformação digital.

Um ótimo exemplo é mostrar para todos os colaboradores quais são os indicadores de sucesso utilizados no negócio. Aliás, essa medida é tão eficiente que pode fazer surgir novas ideias estratégicas, a partir de dados reais. 

E se você não sabe quais os melhores indicadores, temos um infográfico que fala disso:

Revenda de veículos: saiba quais indicadores acompanhar!

ESG e muito mais no blog da Renave Fácil

Gostou deste conteúdo? Temos um blog onde publicamos materiais gratuitos periodicamente, acompanhe e esteja por dentro das principais tendências do mercado.