SERPRO: o que é?

SERPRO: você conhece ou já ouviu falar? Essa empresa desempenha um papel crucial na modernização da gestão pública brasileira!

A principal função desta organização é desenvolver, gerenciar e administrar sistemas tecnológicos que auxiliam o governo federal em suas atividades. Por isso, é considerada a maior empresa pública de tecnologia da informação do Brasil.

Em uma analogia, este é um grande computador que funciona como o cérebro da tecnologia governamental, especialmente porque armazena informações críticas com segurança.

Para entender o que é o SERPRO continue a leitura.

O que é o SERPRO?

O que é o SERPRO?
O SERPRO, ou Serviço Federal de Processamento de Dados, é a maior empresa pública (estatal) de prestação de serviços de Tecnologia da Informação do Brasil.

Ele foi criado em 1964, pela Lei nº 4.516, revogada pela Lei nº 5.615, de 13 de outubro de 1970, com o objetivo de modernizar e oferecer agilidade a setores estratégicos da Administração Pública brasileira.

Inicialmente, essa instituição tinha como função modernizar e agilizar os sistemas de dados estratégicos da administração pública da União.

Mas, ao longo do tempo, o órgão foi crescendo e passou a desenvolver soluções de transparência para a receita e gastos públicos.

Hoje, dentro do sistema há tecnologias usadas por serviços de diversos órgãos públicos federais, estaduais e municipais.

O grande objetivo do órgão é conectar governo e sociedade por meio de soluções digitais. O SERPRO é líder no mercado de TI para o setor público: “nosso compromisso é com a segurança, qualidade e confiabilidade”.

Além disso, a empresa possui:

  • Presença nacional;
  • Robusta infraestrutura tecnológica;
  • Ampla experiência com os grandes sistemas da Administração Pública Federal.

Com isso, o SERPRO consegue ampliar sua atuação no mercado, oferecendo serviços especializados para os setores privado e público, baseados em informações de governo com oferta de produtos diversificados.

Principais funções do SERPRO

O SERPRO fornece produtos e serviços para as instituições públicas brasileiras, além de algumas instituições privadas. Entre os serviços mais relevantes estão:

  • Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ);
  • Carteira Nacional de Habilitação Digital (CNH);
  • Certificado digital de pessoas físicas e jurídicas;
  • Datavalid: solução de análise de informações de cadastro, identidade e biometria facial;
  • Sistema de Notificação Eletrônica (SNE);
  • APIs do CPF, CNPJ e Nota Fiscal Eletrônica (NFe);
  • Registro Nacional de Veículos Automotores (RENAVAM).

O SERPRO tem também outras responsabilidades:

  • Organizar o Congresso Internacional Software Livre e Governo Eletrônico (CONSEGI);
  • Administrar cursos, como o de capacitação em E-Gov (Governo Eletrônico).
  • Unificar dados de registro de identidades locais em um banco de dados nacional, o DNI (Documento Nacional de Identidade/RG).

Como ter acesso ao SERPRO?

Como ter acesso ao SERPRO?
De forma geral, o acesso ao SERPRO é restrito a usuários autorizados e com credenciais específicas, cujo procedimento de registo ocorre na fase de contratação.

Tal fato é explicado pela natureza confidencial das informações processadas pela empresa, que desenvolve e mantém sistemas com dados sigilosos.

Mas, em alguns casos, há portais específicos para que o cidadão comum possa acessar informações ou realizar serviços. No entanto, a gama de serviços disponíveis para o público é limitada.

Para a contratação do serviço, basta acessar o site da empresa, clicar na aba “loja” e seguir os passos para contratar o serviço desejado.

Qual é a relação entre o SERPRO e o RENAVE?

Uma das principais atribuições do SERPRO é o desenvolvimento e a manutenção de sistemas de informação para o governo federal, caso do RENAVE.

RENAVE (Registro Nacional de Veículos Automotores) é um banco de dados com informações sobre todos os veículos automotores registrados no Brasil.

Também destinado à transformação digital do setor automotivo, ele é utilizado para diversas finalidades, como:

  • Transferência de propriedade de veículos: ao realizar a compra de um veículo, é necessário fazer a transferência de propriedade no RENAVE;
  • Consulta de débitos: O RENAVE permite consultar débitos de IPVA, multas e outros encargos relacionados ao veículo;
  • Emissão de documentos: emissão do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV-e) e o Licenciamento Anual.

Para explicar a relação entre ambos, podemos adaptar a analogia feita na introdução deste artigo. Ou seja, o SERPRO é o cérebro por trás do RENAVE. A associação ocorre de três formas:

  • Desenvolvimento e manutenção: o SERPRO desenvolve e mantém toda a tecnologia que alimenta e gerencia o RENAVE;
  • Infraestrutura: a instituição federal fornece a infraestrutura tecnológica necessária para o funcionamento do RENAVE, como servidores, redes e sistemas de segurança;
  • Inovação: o SERPRO busca soluções tecnológicas que tornam os processos mais seguros e eficientes.

Graças a essa parceria, o RENAVE se tornou um sistema fundamental para a gestão do parque veicular brasileiro.

Tudo sobre o Renave. Acesse e confira o infográfico!

Como fazer o credenciamento do SERPRO para utilizar o RENAVE?

O credenciamento no SERPRO é o primeiro passo para a integração e habilitação do RENAVE.

Para esse procedimento, é preciso solicitar o credenciamento por meio do portal da Credencia, ligado ao sistema do governo.

Para isso, vários documentos são necessários, como:

  • Certificado digital do tipo A1;
  • Termo de Compromisso de Manutenção de Sigilo (TCMS) devidamente preenchido e assinado;
  • Firma reconhecida;
  • Cópia da CNH;
  • RG, CPF e CNPJ da empresa.

Para saber mais, basta conferir nosso artigo: Como fazer o credenciamento no SERPRO?

Esse processo pode ser terceirizado?

O credenciamento é um processo relativamente fácil, mas ele pode, sim, ser terceirizado.
Essa opção é ideal para concessionárias que desejam um suporte extra de especialistas durante todo o processo de habilitação ao RENAVE e transferência veicular.

A Renave Fácil, por exemplo, disponibiliza um time apto e competente para realizar este processo. Basta dar o aval e a documentação necessária para os especialistas do suporte realizarem esse processo para você!

A única exigência é que o estabelecimento, durante a contratação da integração ao RENAVE, adquira um pacote de créditos. Eles serão utilizados posteriormente durante as entradas de veículos no sistema.

Além de uma interface intuitiva e de fácil uso, a ferramenta é segura e prática, com o passo a passo dos processos muito bem explicados.

Ficou curioso sobre essa solução facilitadora? Então transfira com mais agilidade seus veículos novos e seminovos no estoque Renave!

Digitalização do setor automotivo: saiba como aplicar no dia a dia!