Entenda a importância e como fazer a consulta veicular

A consulta veicular gera maior segurança para o seu negócio, pois evita receber algum veículo com problemas “ocultos” e assim oferecer um veículo em bom estado de conservação para o seu cliente. O comprador tende a se sentir mais tranquilo ao entender que o histórico do automóvel é analisado com cautela e dedicação. 

Pensando nisso, listamos neste texto a importância dessa prática e dicas de como realizá-la com maior eficiência e agilidade. Confira!

Afinal, qual é a importância da consulta veicular?

A consulta veicular é o processo antecessor à decisão de compra. Ele contribui para a correta análise do automóvel, avaliando todas as características necessárias para realizar a compra e por fim oferecer um veículo de qualidade na hora da venda.

Esse é um processo que fornece segurança ao garagista durante as etapas de revenda. Isto é, aqui é possível evitar prejuízos com débitos e atrasos de documentação, por exemplo. 

A avaliação quanto a quantidade de acidentes, remarcação de chassi, enfim, tudo o que possa vir a desvalorizar o automóvel, também é fundamental para entender se vale a pena ou não ficar com esse veículo para revender. 

O objetivo de qualquer negócio sempre será fornecer uma boa experiência ao cliente final, recebendo veículos de qualidade sem prejudicar o lucro. Dessa forma, é preciso assegurar a legalidade de todas as características do automóvel.

Além disso, é preciso entender as mudanças quanto ao hábito de consumo dos compradores e como isso influencia nas suas vendas. Isso porque, com as transformações causadas pela pandemia, as pessoas passaram a evitar o uso de transporte público. Essa alteração fez com que, somente em 2021, segundo a Fenauto, citada pela Garagem 360, mais de 54 mil veículos usados fossem vendidos por dia. 

Frase destacada: Somados a isso, devido à crise dos semicondutores e o desaquecimento econômico, os seminovos, após um ano de uso, estão valorizando em 28%, segundo o Correio Braziliense

Dessa forma, para aproveitar esse momento favorável para a revenda é ainda mais essencial se atentar a segurança desse processo. Para isso é preciso ter a certeza da situação do veículo que a sua loja está adquirindo para, futuramente, vender.

Ou seja, a consulta veicular permitirá que seja realizada a compra do automóvel com tranquilidade e cautela, identificando com antecedência as pendências. Essa é uma prática, portanto, preventiva e que elimina quaisquer surpresas ou riscos não calculados.

Vantagens em realizar a consulta veicular

A importância dessa prática está nas vantagens que podem ser fornecidas ao seu negócio. Isto é, a redução de possíveis gastos desnecessários para compensar multas e o IPVA atrasado, por exemplo. 

A possibilidade deste processo em oferecer um dossiê completo do veículo em questão, torna viável a identificação de alterações das características, indícios de sinistro, registros de roubo, recall, histórico de quilometragem, restrições e informações importantes para a tomada de decisão.

Sendo assim, a regularização destes problemas, caso não tenha sido verificada com antecedência, tem capacidade de afetar diretamente o lucro do seu negócio. Ainda, poderá levar semanas e, em muitos casos, meses. E um veículo parado não colabora em nada com a rentabilidade da sua loja.

Além disso, o processo permite a conferência de autenticidade dos dados e a legalidade dos veículos, garantindo a experiência positiva do seu cliente. Cabe reforçar que um comprador que passou por uma experiência ruim não só evitará realizar negócios futuros, como também fará más avaliações, afetando a imagem e credibilidade do negócio.

A importância de toda esta prática é resumida pela possibilidade de planejamento, mesmo decidindo apostar em um veículo que precisa de cuidados. É justamente essa organização que evita os imprevistos.

Como é possível realizar esse processo?

Geralmente, esse é um processo realizado na base do Registro Nacional de Veículos Automotores (RENAVAM). A consulta é feita online e permite o acesso a todo o histórico do veículo.

Há mais algumas buscas que complementam as informações necessárias, como o chassi, por exemplo. É possível, também, realizar uma vistoria cautelar para compreender atributos correspondentes a adulteração do automóvel, indicando fraude e desvalorização.

Acrescentados a isso, pode-se realizar a consulta de registro de débitos, multas quitadas ou não, além do status de pagamento de licenciamento anual e do seguro DPVAT e IPVA.

Contudo, para otimizar essa prática e garantir que nenhuma informação seja perdida, é possível terceirizar. Dessa forma, você contará com a segurança e tranquilidade de uma equipe especializada. 

Benefícios em terceirizar a consulta veicular

Há alguns benefícios em terceirizar essa prática, se comparado com a realização por conta própria. O primeiro deles é quanto a agilidade do processo da consulta veicular. Contar com parceiros aptos otimiza o seu tempo. Assim você poderá despendê-lo em outras atividades que exigem atenção. O que, consequentemente, colabora para a sua produtividade.

Já o segundo benefício diz respeito a expertise dos profissionais contratados. Isto é, terceirizar esse processo permite que os dados sejam avaliados com cautela, abordando todos os aspectos e impactos dos resultados. Você estará investindo na avaliação completa dessas informações com base no olhar dos especialistas e de quem trabalha no setor há anos. 

Logo, o laudo produzido por estes profissionais não será somente mais ágil, como também mais completo. E ainda, a terceirização promoverá maior segurança, evitando possíveis fraudes. Com a expertise da equipe, será possível avaliar possíveis fraudes do antigo dono, por exemplo. 

Tudo isso contribui para a avaliação estratégica da decisão. Com o estudo cauteloso, olhar atento na pesquisa e uma avaliação completa, você poderá tomar a decisão mais assertiva. Inclusive, uma boa consultoria contribui para a resposta quanto a esta dúvida.

Portanto, para garantir esses benefícios, invista na terceirização. A Renave Fácil também disponibiliza a consulta veicular dentro do aplicativo. O intuito é ajudar e simplificar ainda mais a vida dos clientes, colaborando com o desenvolvimento dos negócios.

Além disso, o aplicativo Renave Fácil também facilita a transferência de propriedade dos veículos automotores junto aos órgãos competentes. A plataforma promove redução de custos e de burocracia ao disponibilizar todas as operações necessárias para que o estabelecimento consiga transferir, vender ou inserir os veículos no estoque RENAVE.

Conte com parceiros para garantir o sucesso do seu negócio

Para garantir rentabilidade, agilidade e sucesso dos seus resultados, o ideal é contar com parceiros especializados. Assim será possível entregar aos clientes a melhor experiência na compra de um carro.

Se você deseja conhecer um pouco mais sobre a Renave Fácil, acesse o nosso conteúdo de blog para compreender as funcionalidades e benefícios da plataforma.