Denatran é extinto e vira Senatran!

Desde de o dia 16 de Setembro, o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) foi extinto para dar lugar ao Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito).

A agora Secretaria Nacional de Trânsito vai ter maior autonomia administrativa, com as mesmas atribuições e competências estabelecidas pelo CTB [Código de Trânsito Brasileiro]. O corpo de funcionários também não deve sofrer alterações.

A Secretaria Nacional de Trânsito se juntou a outras quatro secretarias do Ministério da Infraestrutura, que são elas; Secretária Nacional de Aviação Civil; Secretária Nacional de Portos e Transportes Aquiviários; Secretária Nacional de Transportes Terrestre; Secretária de Fomento, Planejamento e Parcerias.

Mas a Secretaria Nacional de Trânsito possui sua própria estrutura. Ela conta com departamentos para realizar suas atividades. Como por exemplo, para cuidar do administrativo, ela possui o Departamento de Gestão da Política de Trânsito. Responsável pela segurança é o Departamento de Segurança no Trânsito. E por fim na parte de regulação e fiscalização é o Departamento de Regulação e Fiscalização.

Frederico Carneiro, que até então era diretor-geral do Denatran, se tornou secretário da pasta,e que está confiante com relação do Denatran se tornar uma secretaria, mostra a importância que o Governo Federal dá ao assunto trânsito.

“Com essa alteração, o órgão máximo executivo de trânsito da União passa a ter mais força na gestão da política nacional de trânsito. Tais ações refletirão na melhoria da segurança viária; no aprimoramento da educação para a cidadania no trânsito; na garantia da melhoria das condições de mobilidade urbana e viária, na acessibilidade e na qualidade ambiental; e no fortalecimento do Sistema Nacional de Trânsito de forma geral”, disse o conselheiro do Cetran-SP, Marco Fabrício Vieira.

O secretário nacional de trânsito vai ter acesso direto e sem intermediários ao ministro da infraestrutura, que atualmente é Tarcísio de Freitas. Grande passo segundo especialistas, porém, a verba destinada à secretaria até o momento continua a mesma, novos projetos de prevenção para redução de acidentes ainda não foram divulgados, segundo Rodolfo Rizzotto, coordenador da SOS Estradas e fundador de entidades a favor das vítimas de trânsito.

Voltar a página principal