RENAVE ZERO KM
O uso do RENAVE para veículos 0km é obrigatório desde o dia 24/Jan/2022 e a Renave Fácil já está preparada para te atender. Tem dúvidas sobre Renave Zero Km? Então continue lendo que te explicaremos tudo o que você precisa saber!
- O que é RENAVE?
RENAVE – Registro Nacional de Veículos em Estoque, é a escrituração eletrônica de entrada e saída de veículos dos estabelecimentos, com praticidade, agilidade e segurança, integrado aos serviços dos órgãos de transito e fiscal.
- O que ganho com isto?
– Desburocratização e agilidade no processo;
– Transformação digital, para redução de custos diretos e indiretos.
- Qual a base legal para esta exigência?
– Resolução CONTRAN nº 797 de 2 de Setembro de 2020;
– Resolução do CONTRAN nº 818 de Março de 2021;
– Código de Trânsito Brasileiro: Art. 330 $ 6º.
- Sou obrigado a utilizar o RENAVE?
Se você tem um estabelecimento que faça venda de veículos automotores NOVOS acabados (motos, carros, caminhões) a adesão é obrigatória, pois a partir de 24/Jan/22, sem o RENAVE, o seu consumidor final não conseguirá emplacar o veículo.
- Onde entra a Renave Fácil neste processo?
A Renave Fácil é uma empresa integradora, a qual fará a ligação do seu estabelecimento com órgãos como Detran/Senatran/Serpro e é imprescindível para operar o RENAVE.
- Mas quem é afinal a Renave Fácil?
A Renave Fácil participou do projeto piloto do RENAVE Seminovos que iniciou em SC e está em funcionamento em vários estados do Brasil, hoje ela é responsável por aproximadamente 70% das operações do RENAVE e está utilizando toda esta sua expertise do negócio para implementação das regras do RENAVE Zero KM (vigência a partir de 24/Jan/22).
- Como vai funcionar o Renave Zero KM?
Resumidamente, a montadora informa o veículo faturado e emite a NF-e e o concessionário confirmará este veículo como seu, e a partir deste momento este veículo entra no Renave Zero KM e permanece até o momento da venda ao consumidor final.
- O que preciso fazer para aderir ao Renave Zero KM?
– Adesão na plataforma do Renave Fácil pelo link: https://app.renavefacil.net/#/signup
– Credenciamento no SERPRO, através do portal do Credencia pelo link:
https://credencia.estaleiro.serpro.gov.br/credencia-web/#/login
- O credenciamento no SERPRO é muito complicado! Posso terceirizar este processo?
Temos um time apto a fazer este processo e não cobramos por ele, basta termos o aval do estabelecimento e que ele nos forneça a documentação necessária. A única exigência é que o estabelecimento faça a aquisição de um pacote de créditos, os quais serão utilizados posteriormente nas entradas de veículos no Renave Zero KM.
- Quais documentos são exigidos para fazer o credenciamento no SERPRO?
– Certificado digital tipo A1 (um para cada CNPJ);
– TCMS preenchido e com assinatura reconhecida em cartório ou assinado digitalmente;
– Copia do CNH do responsável legal.
Importante: O credenciamento deve ser feito para cada CNPJ e o estabelecimento deve possuir o CNAE principal relacionado a venda de veículos.